PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 9 de janeiro de 2022

Questão de História - PUC-RIO 2000 - Assinale a opção que apresenta de maneira correta a relação entre: (i) os movimentos de resistência às medidas

PUC-RIO 2000 - Assinale a opção que apresenta de maneira correta a relação entre: (i) os movimentos de resistência às medidas administrativas impostas pelos Bourbons nas colônias espanholas em fins do século XVIII; (ii) os diferentes grupos sociais envolvidos; e (iii) as ideias defendidas pelos revoltosos nessas manifestações.
(A) A oposição aos excessivos tributos cobrados sobre a exportação do açúcar nas colônias do Caribe espanhol _ particularmente em Cuba _ reuniu plantadores e comerciantes, artesãos e assalariados em revoltas urbanas com vistas à independência e à constituição de governos republicanos na região.
(B) No Vice-reino da Nova Espanha, a oposição à cobrança da alcabala - o imposto sobre a venda de mercadorias _ aos índios e mestiços traduziu-se em inúmeros levantes indígenas; possuidora de forte cunho religioso, essa oposição culminaria na famosa revolta do Padre Hidalgo.
(C) No Vice-reino do Peru, Túpac Amaru liderou a oposição às autoridades locais, pregando o fim da prática do repartimiento, da cobrança alcabala e da mita, mas se mantendo fiel ao Rei da Espanha. Trabalhadores índios e mestiços, mineiros e artesãos lhe deram apoio em diferentes momentos da revolta.
(D) No Vice-reino de Nova Granada, a revolta dos chamados Comuneros caracterizou-se pela oposição ao aumento na alcabala e aos novos impostos. Com o brado de "viva o Rei e morra o mau governo", líderes criollos reuniram uma multidão de camponeses índios, mestiços e escravos contra o vice-rei.
(E) No Vice-reino do Prata, a conjuração em Buenos Aires manifestou desde cedo a intenção de ruptura com os laços coloniais, reunindo membros da elite de comerciantes e mineiros e excluindo mulatos e negros livres ligados ao artesanato e ao pequeno comércio urbano.

RESPOSTA:
Letra C.

O item A está incorreto por associar no protesto contra os tributos os artesãos e assalariados aos plantadores e comerciantes e por identificar tal protesto à independência precoce e à constituição de repúblicas na região. O item B também associa de forma incorreta a revolta do padre mexicano ao descontentamento gerado pela cobrança do imposto sobre a venda de mercadorias, que atingia os espanhóis mas não os índios. O item D também retoma equivocadamente a cobrança de impostos como característica principal do levante dos comuneros no vice-reino de Nova Granada. Este foi um movimento urbano por excelência que envolveu comerciantes, artesãos e assalariados com demandas radicais como a busca de um alto governo na cidade de Socorro. O item E apresenta erroneamente a composição social do movimento de Buenos Aires, por ocasião do bloqueio napoleônico. Além disso, não houve desde cedo a ruptura com a metrópole. O item C é o correto em que todas as afirmações procedem.

Nenhum comentário: