PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 9 de janeiro de 2022

Questão de História - PUC-RIO 2000 - As lutas pela descolonização transformaram profundamente o mapa político mundial na segunda metade do século XX.

PUC-RIO 2000 - As lutas pela descolonização transformaram profundamente o mapa político mundial na segunda metade do século XX. As alternativas abaixo relacionam características importantes dos Estados nacionais surgidos na África e Ásia ao longo desse período, com EXCEÇÃO de uma. Qual?
(A) A maioria dos novos Estados nacionais adotou sistemas políticos e modelos de governo ocidentais inspirados nas experiências de suas metrópoles.
(B) Os Estados recém-constituídos conseguiram construir uma identidade política sólida, o que permitiu a organização do movimento dos países "não-alinhados", em Bandung, na Indonésia.
(C) Na maioria dos novos países, coube ao Estado tomar para si as tarefas de modernização e crescimento econômico com o objetivo de promover o desenvolvimento nacional.
(D) Nos países em que a independência se realizou por meio de revoluções sociais, os novos Estados tenderam para o modelo soviético.
(E) Nos processos de independência conseguidos através de guerras contra as antigas metrópoles, os exércitos nacionais e suas lideranças acabaram por desempenhar um papel de destaque na política nacional dos novos Estados.

RESPOSTA:
Letra B.

A alternativa a ser assinalada é a letra B, pois está incorreta já que o turbulento processo de descolonização não produziu, de imediato, nos países independentes, uma identidade política sólida. Antes, ao contrário, muitos desses países mergulharam em guerras civis e conflitos intensos que perduram até os dias de hoje. Por outro lado a Conferência de Bandung foi muito mais o resultado de uma configuração particular do quadro político da Guerra Fria do que um efetivo movimento alternativo às posições hegemônicas dos Estados Unidos e da União Soviética. Assim sendo, países como Índia e Iugoslávia, que desempenharam papéis importantes em Bandung, expressaram muito mais as fissuras do sistema bipolar no Leste Europeu e na Ásia do que a existência de um identidade política do chamado Terceiro Mundo que levasse a alguma opinião efetiva.

Nenhum comentário: