PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 9 de janeiro de 2022

Questão de História - PUC-RIO 1999 - A campanha eleitoral deste ano é a mais desanimada das já realizadas desde que o país tornou-se democrático.

PUC-RIO 1999 - "A campanha eleitoral deste ano é a mais desanimada das já realizadas desde que o país tornou-se democrático. Jornalistas reclamam da inexistência de eventos para cobrir. Políticos se assustam com a frieza com que são recebidos na maioria dos lugares aonde passam."
(Jairo Nicolau, Jornal do Brasil, 13.09.1998)

Dentre as alternativas abaixo, referentes às eleições presidenciais no Brasil desde 1945, assinale a única que NÃO é correta:
(A) O colégio eleitoral, de 1945 até os dias de hoje, ampliou-se enormemente, não apenas porque houve o crescimento da população, mas também porque a Constituição de 1988 concedeu o poder de voto aos analfabetos e aos jovens entre 16 e 18 anos.
(B) Ao contrário das eleições deste ano, as realizadas em 1989 vivenciaram uma intensa mobilização popular, pois naquele ano realizava-se a primeira eleição presidencial após a ditadura militar.
(C) Ao contrário dos dias atuais, em que a televisão predomina como veículo de difusão de ideias, as campanhas eleitorais do período de 1945 a 1964 baseavam-se na relação direta entre os candidatos e os eleitores, quer através de comícios de rua, quer do "corpo-a-corpo".
(D) Enquanto no período pré-1964 existiam somente três partidos políticos _ a UDN, o PSD e o PTB -, hoje em dia, as dezenas de partidos concorrentes causam confusão entre os eleitores, desestimulando-os a participar.
(E) As eleições da década de 50 se assemelham às da década de 90 pelo fato de terem sido diretas. Contrariamente, os presidentes do período compreendido entre 1964 e 1989 foram eleitos indiretamente por um colégio eleitoral formado basicamente pelo Congresso Nacional.

RESPOSTA:
Letra D.

Nenhum comentário: