PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 23 de janeiro de 2022

Questão de Geografia - UFF 2001 - No texto publicado na revista Veja, em 12/4/2000, intitulado “Senso de observação”

UFF 2001 - No texto publicado na revista Veja, em 12/4/2000, intitulado “Senso de observação”, o administrador Stephen Kanitz propõe: 
“Vamos começar uma vida nova, de início virando esses nossos mapas para cima, para o Cruzeiro do Sul. Vamos criar nossos referenciais, nossos pontos de apoio, nossas formas de ver o mundo. Essa é a única forma de criar uma nação. Vamos finalmente descobrir o Brasil, mas, desta vez, com nossos próprios olhos.”
Kanitz ilustra sua proposta criando a seguinte representação cartográfica.


Sabe-se que os mapas constituem uma linguagem simbólica do espaço geográfico e revelam as intenções de quem os cria. Assim sendo, a partir do fragmento do texto e da ilustração, entende-se que a representação cartográfica criada por Stephen Kanitz: 
(A) deforma, bastante, o tamanho do nosso país, enfraquecendo sua expressão política em relação às demais áreas do hemisfério Sul; 
(B) não é adequada, pois, situa nosso país de cabeça para baixo, contrariando as normas de correção cartográfica; 
(C) valoriza o papel geopolítico do Brasil, colocando-o no centro do globo terrestre, juntamente com a América do Sul; 
(D) afasta o Brasil da América do Norte e da Europa, nossos parceiros incondicionais em acordos políticos e econômicos; 
(E) iguala a América do Sul, territorialmente, à África e à Ásia, desvalorizando sua força estratégica nas políticas globais.

RESPOSTA: 
Letra C. 

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...