PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Questão de Geografia - UFF 1997 - Graças ao Guanxi (conexões de um clã), o sistema econômico tornou-se global na China

UFF 1997 - "Graças ao Guanxi (conexões de um clã), o sistema econômico tornou-se global na China", afirma o senhor Charlie, poderoso patriarca do clã Chan, que controla as finanças de um banco em Hong-Kong, enquanto os filhos dirigem empresas em Formosa e os sobrinhos, em Shenzen (Sul da China). Os produtos fabricados por essas empresas serão adquiridos e revendidos pelos primos Chan em Pequim.(adaptado do Jornal do Brasil, 1992)
O texto ilustra uma geografia originada na antiga estrutura de clãs ligada à expansão do capitalismo em grande parte da Ásia Oriental. Com base no texto e conhecendo outras características desse processo é correto afirmar que:
(A) A expansão do capitalismo no Extremo Oriente, que hoje é líder em crescimento no mundo, deve-se, fundamentalmente, aos investimentos a "fundo perdido" feitos pelos EUA após a Segunda Guerra Mundial, principalmente junto às famílias japonesas de longa tradição comercial.
(B) Ao contrário do que muitas vezes se difunde, o papel do Estado foi fundamental no crescimento capitalista do Japão, dos Tigres Asiáticos e, mais ainda, da China, onde, ao lado de expressivo controle estatal, destacam-se importantes empresas com fortes laços familiares.
(C) A expansão recente do capitalismo na Ásia Oriental é uma decorrência da cultuara confuciana que preza a disciplina e o respeito à hierarquia familiar, sendo sua principal base financeira vinculada às máfias de grandes famílias (ou guanxi) centradas em Hong-Kong.
(D) O capitalismo que se implantou no Extremo Oriente, especialmente após a Segunda Guerra Mundial, nos Tigres Asiáticos, a partir dos anos 60 e na China após os anos 80 é, na verdade, um "socialismo de mercado", dado o peso do papel familiar e comunitário das empresas.
(E) Redes familiares como a citada no texto são características apenas do capitalismo implantado na China, Formosa e Hong-Kong, já que somente estes países estiveram sob o regime socialista baseado nas comunas familiares implantadas por Mao Tse-Tung.

RESPOSTA: 
Letra B.

Nenhum comentário: