PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Questão de Geografia - UFF 1997 - A geografia do mundo contemporâneo é marcada por uma nova divisão internacional do trabalho

UFF 1997 - A geografia do mundo contemporâneo é marcada por uma nova divisão internacional do trabalho, na qual se tornou mais difícil definir o papel econômico dos Estados - Nações. Isto ocorre porque:
1 - Na nova ordem internacional a intensa fragmentação político-cultural impede os processos de integração econômica nas áreas periféricas e semiperiféricas, onde os Estados são frágeis e excluídos da sociedade de consumo capitalista.
2 - As empresas estão muito mais flexíveis quanto à localização de suas bases produtivas, podendo se estabelecer em várias regiões do mundo, dadas as atuais condições tecnológicas de transporte e de comunicação.
3 - A divisão tradicional entre países basicamente fornecedores de matérias-primas e países industrializados vem cedendo lugar a uma divisão internacional do trabalho baseada nos níveis tecnológicos da produção e no nível de qualificação da força de trabalho. 
Analisando-se estas afirmativas, conclui-se que:
(A) Apenas a 3 está correta.
(B) Apenas a 1 e a 2 estão corretas.
(C) Apenas a 1 e a 3 estão corretas.
(D) Apenas a 2 e a 3 estão corretas.
(E) Todas estão corretas.

RESPOSTA: 
Letra D.

Nenhum comentário: