“As queimadas na Amazônia em 2020 já ultrapassaram o total registrado de janeiro a dezembro do ano passado. Foram 89.604 focos de calor detectados pelos satélites monitorados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) até esta quinta-feira (22), contra 89.176 em 2019.”
Dantas, C. Disponível em: https://g1.globo.com/ natureza/amazonia/noticia/2020/10/22/
Considerando os impactos espaciais e temporais das queimadas e as possíveis ações de mitigação destas práticas, atente para as seguintes afirmações:
I. Algumas das consequências associadas diretamente às queimadas são, problemas respiratórios, atraso no início das chuvas, fechamento de aeroportos, queda de linhas de transmissão de energia elétrica e acidentes rodoviários.
II. No nível global, as queimadas contribuem para a intensificação do efeito estufa ao liberar para a atmosfera parte do carbono que estava fixado na biomassa.
III. Os mapas de localização dos focos de calor são gerados a partir de imagens de sensores embarcados em satélites meteorológicos. Contudo, a geração e disponibilização dessas informações não possui utilidade no combate às queimadas no Brasil.
É correto somente o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) II.
D) III.
RESPOSTA:
Letra A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário