PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 16 de março de 2018

Enem 2013 - Questões relacionadas à Sociologia - com Gabarito

Enem 2013 - Questão 01 - Na produção social que os homens realizam, eles entram em determinadas relações indispensáveis e independentes de sua vontade; tais relações de produção correspondem a um estágio definido de desenvolvimento das suas forças materiais de produção. A totalidade dessas relações constitui a estrutura econômica da sociedade – funda - mento real, sobre o qual se erguem as superestruturas política e jurídica, e ao qual correspondem determinadas formas de consciência social. 
MARX, K. Prefácio à Crítica da economia política. In. MARX, K. ENGELS F. Textos 3. São Paulo. Edições Sociais, 1977 (adaptado). 

Para o autor, a relação entre economia e política estabelecida no sistema capitalista faz com que 
a) o proletariado seja contemplado pelo processo de mais-valia. 
b) o trabalho se constitua como o fundamento real da produção material. 
c) a consolidação das forças produtivas seja compatível com o progresso humano. 
d) a autonomia da sociedade civil seja proporcional ao desenvolvimento econômico. 
e) a burguesia revolucione o processo social de formação da consciência de classe.

Enem 2013 - Questão 13 - Tenho 44 anos e presenciei uma transformação impressionante na condição de homens e mulheres gays nos Estados Unidos. Quando nasci, relações homossexuais eram ilegais em todos os Estados Unidos, menos Illinois. Gays e lésbicas não podiam trabalhar no governo federal. Não havia nenhum político abertamente gay. Alguns homossexuais não assumidos ocupavam posições de poder, mas a tendência era eles tornarem as coisas ainda piores para seus semelhantes. 
ROSS, A. Na máquina do tempo. Época, ed. 766, 28 jan. 2013. 

A dimensão política da transformação sugerida no texto teve como condição necessária a 
a) ampliação da noção de cidadania. 
b) reformulação de concepções religiosas. 
c) manutenção de ideologias conservadoras. 
d) implantação de cotas nas listas partidárias. 
e) alteração da composição étnica da população.

Enem 2013 - Questão 25 - Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder. Tudo estaria perdido se o mesmo homem ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo, exercesse esses três poderes: o de fazer leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar os crimes ou as divergências dos indivíduos. Assim, criam-se os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, atuando de forma independente para a efetivação da liberdade, sendo que esta não existe se uma mesma pessoa ou grupo exercer os referidos poderes concomitantemente. 
MONTESQUIEU, B. Do espírito das leis. São Paulo Abril Cultural, 1979 (adaptado). 

A divisão e a independência entre os poderes são condições necessárias para que possa haver liberdade em um Estado. Isso pode ocorrer apenas sob um modelo político em que haja 
a) exercício de tutela sobre atividades jurídicas e políticas. 
b) consagração do poder político pela autoridade religiosa. 
c) concentração do poder nas mãos de elites técnico-científicas. 
d) estabelecimento de limites aos atores públicos e às instituições do governo. 
e) reunião das funções de legislar, julgar e executar nas mãos de um governante eleito.

Enem 2013 - Questão 27 - O edifício é circular. Os apartamentos dos prisioneiros ocupam a circunferência. Você pode chamá-los, se quiser, de celas. O apartamento do inspetor ocupa o centro; você pode chamá-lo, se quiser de alojamento do inspetor. A moral reformada; a saúde preservada; a indústria revigorada; a instrução difundida; os encargos públicos aliviados; a economia assentada, como deve ser, sobre uma rocha; o nó górdio da Lei sobre os Pobres não cortado, mas desfeito – tudo por uma simples ideia de arquitetura! 
BENTHAM, J. O panóptico. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. 

Essa é a proposta de um sistema conhecido como panóptico, um modelo que mostra o poder da disciplina nas sociedades contemporâneas, exercido preferencial - mente por mecanismos 
a) religiosos, que se constituem como um olho divino controlador que tudo vê. 
b) ideológicos, que estabelecem limites pela alienação, impedindo a visão da dominação sofrida. 
c) repressivos, que perpetuam as relações de dominação entre os homens por meio da tortura física. 
d) sutis, que adestram os corpos no espaço-tempo por meio do olhar como instrumento de controle. 
e) consensuais, que pactuam acordos com base na compreensão dos benefícios gerais de se ter as próprias ações controladas.

Enem 2013 - Questão 36  - TEXTO I 
Ela acorda tarde depois de ter ido ao teatro e à dança; ela lê romances, além de desperdiçar o tempo a olhar para a rua da sua janela ou da sua varanda; passa horas no toucador a arrumar o seu complicado penteado; um número igual de horas praticando piano e mais outras na sua aula de francês ou de dança. 
Comentário do Padre Lopes da Gama acerca dos costumes femininos (1839) apud SILVA, T. V. Z. Mulheres, cultura e literatura brasileira. Ipotasi – Revista de Estudos Literários. Juiz de Fora, v. 2. n. 2, 1998. 

TEXTO II 
As janelas e portas gradeadas com treliças não eram cadeias confessas, positivas; mas eram, pelo aspecto e pelo seu destino, grandes gaiolas, onde os pais e maridos zelavam, sonegadas à sociedade, as filhas e as esposas. MACEDO, J. M. Memórias da Rua do Ouvidor (1878). 
Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 20 maio 2013 (adaptado). 

A representação social do feminino comum aos dois textos é o(a) 
a) submissão de gênero, apoiada pela concepção patriarcal de família. 
b) acesso aos produtos de beleza, decorrência da abertura dos portos. 
c) ampliação do espaço de entretenimento, voltado às distintas classes sociais. 
d) proteção da honra, mediada pela disputa masculina em relação às damas da corte. 
e) valorização do casamento cristão, respaldado pelos interesses vinculados à herança.

GABARITO / RESOLUÇÃO
01 - B
Segundo Karl Marx e Friedrich Engels, o trabalho seria a expressão da vida humana, ou seja, por meio do trabalho o homem transforma a natureza e a si mesmo. Essa condição foi alterada na sociedade capitalista, em que o homem passa a explorar a força de trabalho do outro homem.

13 - A
O texto fala do processo de ampliação dos direitos dos homossexuais nos EUA, onde a orientação sexual deixa de ser um impedimento para que os indivíduos exerçam sua plena cidadania sem se cerceado. Tal quadro está ligado a uma maior luta contra o preconceito, contra minorias que vêm ocupando cada vez mais os debates na história recente das sociedades ocidentais.

25 - D
Importante filósofo, político e escritor francês, Montesquieu é considerado um dos principais filósofos do Iluminismo. Montesquieu era contra o absolutismo monárquico, entre as suas principais críticas estava a concentração do poder nas mãos do rei. Nesse sentido, defendia a tripartição dos poderes políticos baseado na independência e harmonia entre os poderes executivo, legislativo e judiciário.

27 - D
O conceito de sistema panóptico foi criado no final do século XVIII pelo filósofo inglês Jeremy Bentham. Jeremy estudou o sistema penitenciário e criou a penitenciária circular, em que o observador central poderia vigiar todos os pontos em que houvesse presos. Acreditava que esse sistema poderia ser utilizado como método de disciplina em escolas e no trabalho, tendo o olhar e o espaço como instrumentos de controle.

36 - A
Ambos os textos descrevem o universo feminino no século XIX. Nesse período, a vida das mulheres era marcada pela submissão, apoiada pela concepção patriarcal da família. Enquanto o texto I faz uma representação idealizada do universo feminino, o segundo texto mostra uma mulher presa e privada da sociedade.

Nenhum comentário: