PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Questão de Geografia - (ENEM) “Discutindo sobre a intensificação do efeito estufa, Francisco Mendonça afirmava:

(ENEM) “Discutindo sobre a intensificação do efeito estufa, Francisco Mendonça afirmava: 
A conservação do calor na Troposfera ocorre a partir da perda de energia da superfície terrestre. Esta, ao se resfriar, emite para a atmosfera radiações de ondas longas equivalentes à faixa do infravermelho, caracterizadas como calor sensível, que são retidas pelos gases de efeito estufa. O dióxido de carbono (CO2) é o principal gás responsável em reter o calor na baixa atmosfera, mas o vapor d’água, o metano, a amônia, o óxido nitroso, o ozônio, e o clorofluorcarbono (conhecido como CFC, que destrói a camada de ozônio na Tropopausa/Estratosfera) também são gases causadores do efeito estufa. Além desses gases, a nebulosidade e o material particulado em suspensão no ar são importantes contribuintes no processo de aquecimento da Troposfera, uma vez que também atuam como barreira à livre passagem das radiações infravermelhas emitidas pela superfície”. 
(Climatologia, Ed. Oficina de Textos.) A partir da leitura do texto, conclui-se que 
a) as ondas que causam o efeito estufa se constituem principalmente de curta frequência, como os raios X. 
b) apenas o gás carbônico é capaz de reter calor suficiente para gerar o efeito estufa. 
c) o efeito estufa envolve apenas as camadas externas que compõem a atmosfera. 
d) gases lançados na atmosfera por atividades humanas, como indústrias, podem interferir no recrudescimento do efeito estufa. 
e) o vapor de água permite a livre passagem dos raios infravermelhos, o que causa sua livre reflexão para o espaço exterior.

RESPOSTA:

Letra D.

O texto apresentado no enunciado da questão apresenta uma reflexão sobre a emissão dos gases responsáveis pela intensificação do efeito estufa. Dentre as atividades humanas responsáveis, é possível citar vários exemplos, como a agropecuária, as indústrias e a queima de combustíveis, além da redução da vegetação.

Um comentário:

Anônimo disse...

muito obrigado(a) por sempre estar nos ajudando...