PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Questão de Geografia - UFU 2018/2 - De 1967 a 1973, o Brasil alcançou taxas médias de crescimento muito elevadas e sem precedentes

UFU 2018/2 - De 1967 a 1973, o Brasil alcançou taxas médias de crescimento muito elevadas e sem precedentes, decorrentes da política econômica, mas também de uma conjuntura econômica internacional muito favorável. Esse período (e por vezes de forma mais restrita nos anos 1968-1973) passou a ser conhecido como o do “milagre econômico brasileiro”. Infelizmente, o mês de outubro de 1973 marca o término desse período de crescimento. 
Disponível em: Acesso em: 23 de mar, 2017. (Adaptado) 
Um fator responsável pelo fim do milagre econômico apresentado foi 
a) a queda na exportação de produtos agrícolas brasileiros, principalmente, o café. 
b) o primeiro choque do petróleo e a consequente crise no mercado internacional. 
c) o aumento no valor das matérias-primas importadas pelo Brasil, com destaque para a bauxita. 
d) as sucessivas greves produzidas pelo movimento sindical, inviabilizando a produção para exportação.

RESPOSTA:
Letra B.

O fim do "milagre brasileiro" teve como uma de suas causas a primeira crise internacional do petróleo que abalou o mundo em 1973, causado por uma retaliação dos países árabes, componentes da OPEP, aos países aliados de Israel, que deram apoio ao país judeu na Guerra do Yom Kippur, culminando na derrota do Egito e da Síria, já que esses países planejavam a retomada de territórios dominados pelo Estado israelense na Guerra dos Seis Dias (1967). Essa retaliação se caracterizou pelo aumento brusco no valor do petróleo, obrigando o governo brasileiro à buscar alternativas de combustíveis, lançando um projeto de estímulo à produção de etanol, conhecido com ProÁlcool.

Nenhum comentário: