PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Questão de História - Leia o texto a seguir e faça o que se pede:

1 – Leia o texto a seguir e faça o que se pede: Durante o período da Colônia (1530 – 1822) e do Império, até a Abolição, que foi em 13 de Maio de 1888, a mão-de-obra predominante no Brasil foi a de escravizados africanos e seus descendentes. De acordo com o tipo de trabalho, enquanto a escravidão existiu, os escravizados eram chamados de: 
Escravos do eito: os que trabalhavam na agricultura. Vamos lembrar que a mão-de-obra escrava foi utilizada em larga escala nas plantações de cana-de-açúcar e nos engenhos de açúcar do Nordeste e de São Paulo, nas lavouras de algodão do Maranhão e, no século XIX, nas lavouras de café da Região Sudeste. Assim também eram chamados os que trabalhavam nas minas, que era o mais pesado de todos os trabalhos escravos. 
Escravos domésticos: os que realizavam todas as tarefas domésticas. Entre eles incluíam-se as amas- -de-leite, as escravizadas que alimentavam com seu leite os bebês de seus senhores. 
Escravos de ganho: aqueles que passavam o dia nas ruas andando por todos os lados para vender aves, ovos, frutas, água, refrescos, cestos artesanais, velas, ou mesmo ficavam parados em algum lugar das ruas vendendo frutas ou salgados e doces. Parte do dinheiro obtido era repassada aos senhores. O restante era usado para gastos com alimentação, vestuário, compra de ferramentas, e, eventualmente, compra de alforria. 
Escravos de ofício: aqueles que exerciam um trabalho especializado, como ferreiros, pedreiros, carpinteiros, sapateiros, barbeiros, carregadores, trabalhadores de obras públicas, oleiros, parteiras. Alguns historiadores consideram os “de ofício” como um grupo dentro dos “de ganho”, porque muitos trabalhavam nas ruas e tinham que dar a maior parte do dinheiro que ganhavam para seus senhores. 
Escravos de aluguel: aqueles que eram alugados por seus senhores a terceiros para o desempenho das mais variadas tarefas. Para os escravizados, a vida nas minas e no campo era bem mais dura do que nas cidades. Por isso, muitas vezes, a venda de escravizados urbanos para o eito era uma forma de castigo usada por seus senhores.

Descreva as imagens e, por meio da descrição feita, finalize identificando qual o tipo de trabalho escravo foi representado em cada uma das imagens:  

RESPOSTA: Escravos do eito trabalhando na pecuária e agricultura. 


RESPOSTA: Escravos domésticos. Trabalho escravo realizado ao lado da senhora branca.


RESPOSTA: Escravos de ganho realizando o trabalho de vendedores ambulantes no ambiente urbano.

RESPOSTA: Escravos de oficio realizando trabalhos de barbearia no meio da rua.


RESPOSTA: Escravos do eito realizando trabalhos na mineração.

RESPOSTA:
Escravos de aluguel realizando o trabalho de transporte de mercadorias em uma região de ambiente urbano.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...