PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Questão de Sociologia - Embora o Brasil não viva uma situação de guerra civil ou de atentados terroristas

1 – Embora o Brasil não viva uma situação de guerra civil ou de atentados terroristas, a violência tem sido um dos temas mais frequentes no noticiário nacional, uma preocupação política e um tormento para o brasileiro comum, independentemente de sua classe social, de seu nível de instrução, de sua religião ou de sua inclinação política. Vive-se atualmente um clima de medo e insegurança generalizado. Essa sensação é confirmada pelas estatísticas que revelam o aumento crescente da criminalidade e, ao lado dela, da mortalidade por violência em nosso país, sendo o jovem a vítima preferencial. 
BRYM, Robert [et al.] Sociologia: sua bússola para um novo mundo. São Paulo: Thomson Learning, 2006. (Adaptado) Assinale a alternativa que apresenta as causas estruturais da violência nas áreas urbanas. 

a) A violência urbana é fruto do consumo de drogas que conduz os usuários à formação de guetos e à fuga do mercado de trabalho. b) A ausência de uma política de assistência social que ampare os pobres para que se mantenham distantes do crime organizado. 
c) A falta de investimento público no sistema prisional, que pela falta de vagas, antecipa a liberdade condicional aos condenados. 
d) A exclusão social, provocada pelo desemprego estrutural e pela ausência de perspectivas, fornece a base social para a criminalidade urbana. 
e) A violência urbana no Brasil se encontra restrita às gangues juvenis que atuam nas áreas urbanas pela ausência de políticas públicas voltadas para a orientação social da juventude.

RESPOSTA:
Letra D.

Nenhum comentário: