PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Questão de Sociologia - Texto I

2 - Texto I
Texto II 
Leandro Karnal detalha o que, a seu ver, seriam os valores por trás da expressão “de bem”. Uma pessoa trabalhadora, honesta, pai/mãe de família, temente a Deus, não assassino, não drogado e não envolvido com maracutaias políticas. “O curioso é isso estar sempre associado a um valor ético. Ser pai deriva de ser fértil e ter capacidade reprodutiva, não de ser ético. Ser temente a Deus implica uma adesão a um conjunto de crenças que me marcam e não, exatamente, uma pessoa ética. Tanto que os tementes a Deus levaram a inquisição adiante”, lembra o historiador. [...] Para Esther Solano, socióloga e professora da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) “Se esse discurso [“de bem”] tem uma penetração tão grande é porque, historicamente, o Brasil se configurou nessa dicotomia do cidadão de bem e o bandido, o inimigo. Há uma estrutura muito desigual, de raça e de classe, por trás disso”, [...] o “de bem” estará geralmente associado a pessoas brancas, de classes média e alta. O inimigo, por sua vez, será negro e periférico. [...] o bandido também pode ser o político de determinado partido, o estudante que fuma maconha”, exemplifica. [...]No confronto entre bem e mal, continua Solano, cria-se uma lógica de guerra em que o cidadão de bem deve ser protegido. E contra o inimigo vale tudo: inclusive matá-lo. “Isso estabelece a lógica de que nem todo mundo é cidadão. Pode parecer uma ideia positiva a de haver um cidadão de bem, mas essa dicotomia é muito perigosa para a democracia”, afirma a pesquisadora. 
CARPANEZ, Juliana. O que está por trás do termo ‘cidadão de bem’, usado pelos presidenciáveis?, Uol, São Paulo, 2018. (adaptado) Disponível em: https://cutt.ly/gnSQNLe . Acesso: 12 jun. 2021. 

As críticas à expressão “cidadão de bem” presentes nos textos I e II podem ser resumidas na seguinte afirmação: 
a) Está muito bem definido para toda a sociedade que existem de fato grupos desviantes e grupos não desviantes. Por isso, aos desviantes, deve ser aplicada a “lei e a ordem” e o extermínio. 
b) A expressão é arbitrária e pode criar visões preconceituosas que legitimam atos de violência contra minorias sociais e as criminalizam por suas características culturais, raciais, econômicas e políticas. 
c) A Democracia só poderá ser de fato instaurada quando toda a sociedade pensar e agir de uma única forma, seguindo e respeitando os valores tradicionais do trabalho, da família e do cristianismo. 
d) É muito importante que o cidadão de bem seja protegido dos bandidos. Por isso, a liberação do porte de armas é urgente para a garantia do Estado de Direito no Brasil. 
e) Só é cidadão no Brasil aquele ou aquela que aceita, sem questionar, as condições de vida e as leis, mesmo que essas não encontrem seus interesses e não melhorem suas condições de vida.

RESPOSTA:
Letra B.

Nenhum comentário: