PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Questão de História - Leia o texto seguinte, da historiadora Heloísa Maria Murgel Starling, professora da UFMG

5 – Leia o texto seguinte, da historiadora Heloísa Maria Murgel Starling, professora da UFMG: “A fuga individual ou em grupo marca os limites da dominação: o escravizado que fugia afrontava o princípio da propriedade, ameaçava a ordem das coisas em uma sociedade escravocrata e impunha grave prejuízo ao seu senhor. Cedo se percebeu que as formas individuais de punição aplicadas ao escravo recapturado, e devidamente castigado por seu proprietário – castigo que deveria ser exemplar, tanto no aspecto punitivo, quanto para prevenir novas fugas –, não bastavam; era preciso construir mecanismos de controle e manutenção da ordem escravista e desenvolver estratégias de repressão.” 
Disponível em: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/minas-300-anos/noticia/2020/06/27/uma-historia-da-liberdade-quilombosem-minas-gerais.ghtml. Acesso em: 19 abr. 2021 

A fuga de escravizados, individual ou em grupo, tinha que significado para aquela sociedade?

RESPOSTA:
Em primeiro lugar, a fuga significava um prejuízo econômico, uma vez que se tratava de propriedade privada. Além disso, os escravos fugitivos poderiam representar o risco de roubos e assassinatos na comunidade local, provocando um medo generalizado. Mas, obviamente os quilombolas contavam com o apoio de brancos e livres, que poderiam comprar as mercadorias roubadas e lucrar com a situação.

Nenhum comentário: