PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Questão de Filosofia - Cite exemplos de comportamentos e formas de interpretação da realidade que se inspiram no dogmatismo.

3 - Cite exemplos de comportamentos e formas de interpretação da realidade que se inspiram no dogmatismo.

  • O dogmatismo religioso, também chamado de dogma, se refere àquelas verdades fundamentais que determinadas religiões possuem e que, mesmo que não possam ser compreendidas pela razão ou pelos sentidos, são inquestionáveis dentro daquelas doutrinas. Exemplos destes dogmas são as revelações divinas por meio de livros sagrados, os quais são cridos por meio da fé.
  • O dogmatismo político é aquele que não permite a pluralidade partidária ou ideológica, como ocorre em regimes totalitários. Determinado partido, movimento, ou indivíduo político passa a ser o único portador da razão. As consequências de um Estado tomado por uma doutrina dogmática podem ser: censura, repressão e violência.
  • O dogmatismo crítico é a crença de que se o indivíduo empreender esforços intelectuais e sensíveis, então, será capaz de conhecer a verdade. Aqui, pode-se incluir o dogmatismo científico e a crença de que as pesquisas são incontestáveis e finitas, não levando em consideração a metodologia utilizada e a mutabilidade do objeto.

Nenhum comentário: