PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Questão de Filosofia - Leia a citação e responda às questões:

1 - Leia a citação e responda às questões: “O entendimento não tem, ao que me parece, a mais vaga noção de ideias que não receba de uma destas fontes, objetos externos, que oferecem à mente ideias de qualidade sensíveis, cada uma delas diferentes percepções produzidas em nós, e a mente, que oferece ao entendimento ideias de suas próprias operações.
(…) não há em nossa mente nada que não entre por uma dessas duas vias. Que cada um examine seus próprios pensamentos, vasculhe todo o seu entendimento e me diga se as ideias originais que ali encontra são mais que objetos dos sentidos ou que operações da mente tomadas como objetos de reflexão” 
(LOCKE, John.Ensaio sobre o entendimento humano. São Paulo: Martins Fontes, 2012. P.99). De acordo com o texto, quais são as fontes de nossas ideias? Podemos dizer que o autor defende o posicionamento de qual corrente do pensamento? Justifique.

RESPOSTA:
De acordo com o texto, os sentidos são as fontes das nossas ideias. O autor defende o empirismo, pois afirma que as ideias presentes em nossas mentes são reflexos, derivações dos objetos sensíveis do mundo real.

Nenhum comentário: