PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Questão de Sociologia - UEL 2015 - O desenvolvimento da civilização e de seus modos de produção fez aumentar o poder bélico

Texto II O desenvolvimento da civilização e de seus modos de produção fez aumentar o poder bélico entre os homens, generalizando no planeta a atitude de permanente violência. No mundo contemporâneo, a formação dos Estados nacionais fez dos exércitos instituições de defesa de fronteiras e fator estratégico de permanente disputa entre nações. Nos armamentos militares se concentra o grande potencial de destruição da humanidade. Cada Estado, em nome da autodefesa e dos interesses do cidadão comum, desenvolve mecanismos de controle cada vez mais potentes e ostensivos. O uso da força pelo Estado transforma-se em recurso cotidianamente utilizado no combate à violência e à criminalidade. 
(Adaptado de: COSTA, C. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 1997. p.283-285.) 

Sobre violência e criminalidade no Brasil, assinale a alternativa correta. 
a) As políticas repressivas contra o crime organizado são suficientes para erradicar a violência e a insegurança nas cidades. 
b) As altas taxas de violência e de homicídios contra jovens em situação de pobreza têm sido revertidas com a eficácia do sistema prisional. 
c) As desigualdades e assimetrias nas relações sociais, a discriminação e o racismo são fatores que acentuam a violência no Brasil. 
d) A violência urbana contemporânea é resultado dos choques entre diferentes civilizações que se manifestam nas metrópoles brasileiras. 
e) O rigor punitivo das agências oficiais no combate à criminalidade impede o surgimento de justiceiros e milícias.

RESPOSTA:
Letra C.

A partir de uma análise sociológica do surgimento da violência no Brasil, podemos citar como causas a concentração fundiária, as desigualdades, discriminações de variadas formas e os problemas específicos de cada aglomerado urbano. No qual, as políticas públicas aplicadas se mostraram pouco eficazes.

Nenhum comentário: