PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Questão de Filosofia - PUC-PR 2010 - Na sua obra Vigiar e Punir, Foucault tematiza as relações de poder a partir de uma contraposição entre as formas de puniçã

PUC-PR 2010 - Na sua obra Vigiar e Punir, Foucault tematiza as relações de poder a partir de uma contraposição entre as formas de punição dos regimes absolutistas europeus e aquelas utilizadas pelas sociedades democráticas a partir do século XVIII. Essa análise tem como foco principal o tratamento dedicado ao criminoso nesses períodos. Sobre esse estudo, é CORRETO afirmar que: 
I. Enquanto no direito monárquico o tratamento do criminoso era feito a partir do exercício da punição, nos regimes posteriores ao século XVIII cria-se uma sociedade na qual o poder de vigilância é usado como mecanismo de disciplinação. 
II. O espetáculo do suplício não tinha por objetivo restituir o poder do rei, já que se tratava de um mecanismo sem nenhum efeito sobre os súditos. O único efeito do suplício seria a dor sobre o corpo, e isso explicaria por que os crimes continuavam ocorrendo mesmo num regime tão intenso de punição. 
III. Nos regimes marcados pelo suplício, todo ato criminoso é tratado como uma afronta ao poder do rei, que teria o suplício como instrumento de exercício do poder que fora ofendido pelo crime. 
IV. O suplício é considerado por Foucault como uma iniciativa de punição sobre o corpo do indivíduo, ou seja, uma pena dolorosa e atroz contra o corpo do criminoso. O grau da pena variaria segundo o grau do delito. O suplício seria um grande espetáculo que pretendia mostrar aos demais o que ocorreria com eles caso afrontassem o poder central. 
a) Apenas as assertivas I e II estão corretas. 
b) Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas. 
c) Apenas as assertivas II e IV estão corretas. 
d) Todas as assertivas estão corretas. 
e) Apenas a assertiva IV está correta.

RESPOSTA:
Letra B.

Nenhum comentário: