PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 18 de março de 2018

Sociologia: Questões de Concursos sobre o Manifesto Comunista de Marx e Engels - com gabarito

Questão 01 - CEPERJ-2015-SEDUC-RJ - Para Marx e Engels “A história de todas as sociedades até nossos dias é a história da luta de classes”. A clássica afirmação, presente no Manifesto do Partido Comunista de Marx e Engels, apresenta a definição dos autores para como ocorrem, em sociedade, os processos de mudança e transformação. Em tal perspectiva, denominada materialismo histórico, a relação entre opressores e oprimidos é marcada: 
A) pelo acordo 
B) pela solidariedade 
C) pela concorrência 
D) pela cooperação 
E) pelo antagonismo

Questão 02 - CEPERJ-2015-SEDUC-RJ - Quando Marx e Engels escrevem sobre luta de classes no “Manifesto do Partido Comunista” estão utilizando como critério para diferenciação dos grupos sociais: 
A) a propriedade dos bens de produção 
B) a capacidade biológica de reprodução 
C) a competência técnica dos indivíduos 
D) a origem histórica das famílias 
E) o mérito individual e a capacidade de trabalho

Questão 03 - NUCEPE - 2013 - SEDUC-PI  -Das ideias que seguem, assinale a que não foi extraída do “manifesto do partido comunista”, de Friedrich Engels e Karl Marx: 
a) Os filósofos nada mais fizeram que interpretar de diverso modo o mundo; mas trata-se, antes, de transformá-lo. 
b) A burguesia rasgou o véu de comovente sentimentalismo que envolvia as relações familiares e as reduziu a meras relações monetárias. 
c) A burguesia produz, acima de tudo, seus próprios coveiros. Seu declínio e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis. 
d) A burguesia desempenhou na história um papel extremamente revolucionário. 
e) Na medida em que é abolida a exploração de um indivíduo por outro, é abolida também a exploração de uma nação por outra.

Questão 04 - FCC - 2012 - SEE-MG - Leia o texto abaixo, extraído do Manifesto do Partido Comunista, escrito por Karl Marx e Friedrich Engels em 1848. A burguesia não pode existir sem revolucionar constantemente os meios de produção e, por conseguinte, as relações de produção e, com elas, todas as relações sociais. Segundo os autores, a burguesia é 
(A) a classe responsável por promover o progresso tecnológico e social no capitalismo, o que tende a aumentar o consumo do conjunto da população, independentemente da classe social. 
(B) uma classe que, para garantir a sua manutenção na sociedade capitalista, necessita de avanços tecnológicos que garantam maior produtividade e a busca de novos mercados. 
(C) uma classe revolucionária, que promove um progresso técnico sem precedentes em outro modo de produção, o que lhe permitiu não necessitar do trabalho humano. 
(D) uma classe retrógrada, que representa um atraso social, humano e tecnológico para o capitalismo, em comparação com outros modos de produção, mais desenvolvidos em relação a estes aspectos. 

Questão 05 - FCC - 2012 - SEE-MG - Entre as noções desenvolvidas por Marx e Engels no Manifesto do Partido Comunista, de 1848, destaca-se que 
(A) a história das sociedades tem sido a história da luta de classes, que no regime social capitalista tende a se polarizar em duas classes antagônicas: a burguesia e o proletariado. 
(B) os fenômenos sociais decorrem de causalidades econômicas inevitáveis, o que torna desnecessária a resistência revolucionária fora de momentos de crises financeiras. 
(C) o capitalismo é um modo de produção que reduz tudo ao econômico e por isso não deve ser estudado a partir de outras dimensões, como a política e a ideológica. 
(D) a união dos proletários deve ser meramente sindical, pois a única luta possível no capitalismo é a econômica, o que exclui a necessidade de militância política.

Questão 06 - FUNCAB - 2010 - SEE-AC - Marx & Engels, em “O Manifesto do Partido Comunista”, compreendem o Estado como: 
A) realização da ideia de liberdade. 
B) expressão política do imperativo categórico. 
C) resultante do contrato de indivíduos com o objetivo de implementar a ordem. 
D) um comitê de administração dos negócios comuns de toda a classe burguesa. 
E) expressão do poder da classe operária.

GABARITO
01 - E
02 - A
03 - A
04 - B
05 - A
06 - D

Nenhum comentário: