PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Exercícios de Literatura sobre A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo - com gabarito

Questão 01 - UFVJM 2013/2 - Considerando a obra “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo, ASSINALE a alternativa correta. 
a) A história é narrada em primeira pessoa pelo personagem Augusto, o que resulta numa visão parcial dos acontecimentos, por outro lado permite que sejam reveladas as características psicológicas do personagem narrador. 
b) O livro foi a primeira história propriamente árcade escrita no Brasil que apresentou uma visão naturalista da ilha de Paquetá, onde residia a D. Ana, simbolizando assim a natureza perfeita que se uniu ao ideal de amor vivido por Augusto e Carolina. 
c) O amor impossível é a tônica da obra, uma vez que Augusto encontrava-se preso a uma promessa do passado e não podia ver o amor que nutria por Carolina se concretizar, até descobrir que ela era a moça com quem prometera se casar no passado, resultando assim, num final feliz. 
d) O Rio de Janeiro do século XIX é palco da obra que apresenta características próprias do cotidiano da sociedade brasileira e um culto ao indianismo, presente na semelhança mostrada entre a ilha de Paquetá e o Brasil da época do descobrimento, referendando a imagem do paraíso perdido.

Questão 02 - UNCISAL 2013 - Quando a televisão ainda não existia, as novelas já apaixonavam o grande público através do rádio. E se voltarmos um pouco no tempo até mais ou menos o século XIX, vamos encontrá-las, também, sempre no auge da preferência popular. Para o público desse século, que obviamente não tinha rádio nem televisão, era por intermédio da palavra escrita que contavam histórias. Os jornais da época incluíam (numa seção diária) o “folhetim”, onde se apresentavam histórias fictícias, seguidas pelos leitores com o mesmo interesse dado atualmente pelos telespectadores às novelas preferidas. Com o tempo, o termo “folhetim” passou a designar estas mesmas histórias que, depois, vieram a ser chamadas de “romances” [...]. [...] são muitas as semelhanças entre o folhetim e o romance do início do século XIX e boa parte das telenovelas: em ambos encontramos rapazes elegantes e esforçados; jovens belas e solitárias; homens e mulheres cruéis que querem impedir a união das personagens centrais; figuras simpáticas que auxiliam o mocinho e a mocinha; tudo isso temperado com emoção, aventura e mistério, até que cheguemos a um final (geralmente) feliz (Carlos Faraco e outros, em Literatura: autores e época). 
Contextualizando no século XIX e com as características mencionadas no texto acima, qual a única opção que apresenta um romance e o movimento literário descritos, respectivamente? 
a) A Moreninha – Romantismo. 
b) Ressurreição – Realismo. 
c) Triste fim de Policarpo Quaresma – Pré-Modernismo. 
d) Insônia – Modernismo. 
e) Casa de Pensão – Naturalismo.

Questão 03 - ENEM PPL 2013  - — Ora dizeis, não é verdade? Pois o Sr. Lúcio queria esse cravo, mas vós lho não podíeis dar, porque o velho militar não tirava os olhos de vós; ora, conversando com o Sr. Lúcio, acordastes ambos que ele iria esperar um instante no jardim… 
MACEDO, J. M. A moreninha. Disponível em: www.dominiopublico.com.br. Acesso em: 17 abr. 2010 (fragmento). 
O trecho faz parte do romance A moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo. Nessa parte do romance, há um diálogo entre dois personagens. A fala transcrita revela um falante que utiliza uma linguagem 
a) informal, com estruturas e léxico coloquiais. 
b) regional, com termos característicos de uma região. 
c) técnica, com termos de áreas específicas. 
d) culta, com domínio da norma padrão. 
e) lírica, com expressões e termos empregados em sentido figurado.

Questão 04 - UNISC 2013/2 - Sobre o romance A moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, é incorreto dizer que: 
a) foi primeiramente publicado em folhetim e, em 1844, em livro. 
b) é considerado a obra que inicia o Realismo no Brasil. 
c) retrata hábitos da sociedade carioca do séc. XIX. 
d) inaugura a ficção romântica no Brasil. 
e) narra a história de amor entre Augusto e Carolina.

Questão 05 - UNISC 2013/2 - Como quiserem, continuou Filipe, pondo-se em hábitos menores; mas, por minha vida, que a carraspana de hoje ainda me concede apreciar devidamente aqui o meu amigo Fabrício, que talvez acaba de chegar de alguma visita diplomática, vestido com esmero e alinho, porém, tendo a cabeça encapuzada com a vermelha e velha carapuça do Leopoldo; este, ali escondido dentro do seu robe-de-chambre cor de burro quando foge, e sentado em uma cadeira tão desconjuntada que, para não cair com ela, põe em ação todas as leis de equilíbrio, que estudou em Pouillet; acolá, enfim, o meu romântico Augusto, em ceroulas, com as fraldas à mostra, estirado em um canapé em tão bom uso, que ainda agora mesmo fez com que Leopoldo se lembrasse de Bocage. Oh! VV. SS. tomam café!... Ali o senhor descansa a xícara azul em um pires de porcelana... aquele tem uma chávena com belos lavores dourados, mas o pires é cor-de-rosa... aquele outro nem porcelana, nem lavores, nem cor azul ou de rosa, nem xícara... nem pires... aquilo é uma tigela num prato...” 
(Joaquim Manuel de Macedo, A moreninha) 
O fragmento de A moreninha acima pode servir como exemplo: 
a) da descrição do ambiente aos moldes do Naturalismo. 
b) da literatura romântica em folhetim, que apresentava situações do cotidiano burguês em linguagem coloquial. 
c) da tendência de trazer à tona a realidade social promovida pelo Realismo. 
d) de uma das características do Realismo-Naturalismo, que diz respeito à investigação psicológica das personagens. 
e) da tendência clássica do uso do discurso direto na apresentação das personagens.

Questão 06 - UFRGS 2006 - Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo, na ordem em que aparecem. 
O primeiro romance brasileiro foi O Filho do Pescador, de Teixeira e Sousa. Foi, entretanto,_______ o responsável pelo surgimento do verdadeiro romance brasileiro, com________ . Ao fixar os costumes da sociedade carioca do seu tempo, atendendo às expectativas burguesas, este autor adequou o romance romântico________ aos cenários _________ e às normas patriarcais. 
A) Joaquim Manuel de Macedo — O Moço Loiro —brasileiro — urbanos 
B) José de Alencar — Lucíola — europeu — locais 
C) Visconde de Taunay — Inocência — brasileiro — rurais 
D) Joaquim Manuel de Macedo — A Moreninha —europeu — locais (E) José de Alencar — Senhora — europeu — urbanos

Questão 07 - FACISA 2019/2 - Em uma das ruas do jardim duas rolinhas mariscavam: mas, ao sentirem passos, voaram e pousando não muito longe, em um arbusto, começaram a beijar-se com ternura: e esta cena se passava aos olhos de Augusto e Carolina!...
[...]
– Acaso, já tem a senhora amado!...
– Eu?!...e o senhor?
– Comecei a amar há poucos dias.
[...]
– Eu não perguntei a quem o senhor amava.
[...]
– É a senhora.
D. Carolina fez-se cor-de-rosa e só depois de alguns instantes
pôde perguntar, forcejando um sorriso:
– Por quantos dias?
– Oh! Para sempre!...
(Trecho do romance “A Moreninha”, de 1844, de Joaquim Manuel de Macedo)

No trecho acima, embora entrecortado, Augusto revela seu amor por Carolina. A partir dele, pode-se dizer que
I. o fato de Augusto conhecer Carolina há poucos dias e não só já amá-la, mas também “Para sempre!”, é típico do exagero romântico.
II. as rolinhas, metaforizando as personagens e simbolizando o amor, aparecem como elementos da natureza, que era cultuada pelos românticos.
III. o romance de Macedo nada tem de romantismo brasileiro, pois não exalta o índio nem o negro, tendo como personagens apenas descendentes de portugueses como Augusto e Carolina.
Está correto o que se afirma 
a) apenas na proposição III. 
b) nas proposições I, II e III. 
c) apenas nas proposições II e III. 
d) apenas nas proposições I e II. 
e) apenas na proposição I.

Questão 08 - UVA 2022 - Da leitura do livro "A moreninha", de Joaquim Manuel de Macedo, responda a questão. Augusto era estudante de: 
a) Direito. 
b) Medicina. 
c) Engenharia. 
d) Filosofia.

Questão 09 - UVA 2022 - Da leitura do livro "A moreninha", de Joaquim Manuel de Macedo, responda a questão. As personagens principais do texto são: 
a) Dona Ana e Carolina. 
b) Leopoldo e Augusto. 
c) Augusto e Carciina. 
d) Leopoldo e Paula.

Questão 10 - UVA 2022 - Da leitura do livro "A moreninha", de Joaquim Manuel de Macedo, responda a questão. Dona Ana e Carolina eram, respectivamente: 
a) avó e neta. 
b) mãe e filha. 
c) tia e sobrinha. 
d) madrasta e enteada.

GABARITO
01 - C
02 - A
03 - D
04 - B
05 - B
06 - D
07 - D
08 - B
09 - C
10 - A

Nenhum comentário: