PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 25 de setembro de 2022

Questão de Geografia - UNCISAL 2015 - A inversão térmica é uma condição meteorológica que ocorre quando uma camada de ar quente se sobrepõe a uma camada de ar frio

UNCISAL 2015 - A inversão térmica é uma condição meteorológica que ocorre quando uma camada de ar quente se sobrepõe a uma camada de ar frio, impedindo o movimento ascendente do ar, uma vez que o ar abaixo dessa camada fica mais frio, portanto, mais pesado. 
Disponível em: http://www.cetesb.sp.gov.br/Ar/anexo/inversao.htm. Acesso em: 28 out. 2014. 
O estudo da inversão térmica revela que a) ela ocorre quando há alterações na cobertura do solo, como a retirada da cobertura vegetal, a impermeabilização e a construção de prédios. 
b) o que causa esse problema ambiental é a falta de controle dos governos sobre a emissão de gases como o ozônio e dióxido de carbono. 
c) esse é um evento ambiental natural, que só se torna danoso ao ser humano quando ocorre em ambiente com altos índices de poluição. 
d) o aumento do movimento horizontal das massas de ar é o principal causador desse fenômeno, principalmente nos períodos mais quentes do ano. 
e) o problema ocorre quando há a construção de grandes edifícios e o aumento da queima de combustíveis fósseis pelos automóveis e pelas indústrias.

RESPOSTA:
Letra C.

Nenhum comentário: