UNEMAT 2012/1 - Entre os meses de junho e setembro, as porções sul/sudeste de Mato Grosso experimentam diferentes condições de temperatura. Os matogrossenses dessas regiões habituaram-se com disparidades térmicas: dias em que a temperatura gira em torno de 10ºC e outros em que as máximas aproximam-se de 40 ºC. Sobre a afirmação acima, que faz menção a aspectos da dinâmica climática em parte do território mato-grossense, assinale a alternativa incorreta.
a) Entre os meses de junho e setembro, experimenta-se no Hemisfério Sul o solstício de inverno. Portanto, este é um período propício às quedas de temperatura nas regiões sul/sudeste de Mato Grosso.
b) Em função de sua localização, o território mato-grossense sofre os efeitos de continentalidade, e isso justifica, em parte, a grande diferença entre as mínimas e as máximas térmicas observadas nesse período na região.
c) A dinâmica climática em Mato Grosso está relacionada ao contexto da translação da Terra. Nesse período, a inclinação da radiação para o Trópico de Câncer propicia o aumento da pressão no polo sul e a entrada de frentes frias no território matogrossense.
d) Às diferenças entre as máximas e as mínimas térmicas dá-se o nome de umidade relativa. No estado de Mato Grosso, o principal responsável por esse fato é a continentalidade.
e) Alguns fatores geográficos combinados são responsáveis pelas características térmicas ocorridas no território matogrossense nesse período, entre eles a translação da Terra, a latitude, a topografia e a continentalidade.
RESPOSTA:
Letra D.
Nenhum comentário:
Postar um comentário