PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 27 de setembro de 2022

Questão de Literatura - COLUNI 2012 - Levando-se em consideração o universo representado em todos os contos de Laços de família, percebe-se que os laços familiares

COLUNI 2012 - Levando-se em consideração o universo representado em todos os contos de Laços de família, percebe-se que os laços familiares são constituídos, a princípio, de afeto, carinho e cuidado, sentimentos esses que acabam por se manifestar também sob a crença de pertencimento e domínio entre membros do círculo familiar. O trecho que melhor evidencia essa constante da obra é: 
a) “E considerou a cruel necessidade de amar. Considerou a malignidade do nosso desejo de ser feliz. Considerou a ferocidade com que queremos brincar. E o número de vezes em que mataremos por amor. (...) No coração de cada membro da família nasceu, nostálgico, o desejo de ter para si aquela coisa miúda e indomável, aquela coisa salva de ser comida, aquela fonte permanente de caridade.” (trecho do conto A menor mulher do mundo, p. 71 e 72) 
b) “Não olhava para ninguém. Contrita como no dia em que no meio de todo o mundo tudo o que tinha na bolsa caíra no chão e tudo que tivera valor enquanto secreto na bolsa, ao ser exposto na poeira da rua, revelara a mesquinharia de uma vida íntima de precauções: pó de arroz, recibo, caneta-tinteiro, ela recolhendo do meio-fio os andaimes de sua vida.” (trecho do conto O búfalo, p. 129 e 130) 
c) “Sentado na chapada, sua cabeça matemática estava fria e inteligente. Só agora ele parecia compreender, em toda sua gélida plenitude, que fizera com o cão algo realmente impune e para sempre. Pois ainda não haviam inventado castigo para os grandes crimes disfarçados e para as profundas traições. Um Homem ainda conseguia ser mais esperto que o Juízo Final.” (trecho do conto O crime do professor de matemática, p. 124) 
d) “— Você não é uma mulher e todo salto é de madeira. Até que, assim como uma pessoa engorda, ela deixou, sem saber por que processo, de ser preciosa. Há uma obscura lei que faz com que se proteja o ovo até que nasça o pinto, pássaro de fogo. E ela ganhou os sapatos novos.” (trecho do conto Preciosidade, p. 93)

RESPOSTA:
Letra A.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...