PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 24 de setembro de 2022

Exercícios de Geografia sobre o estado de Rondônia - com gabarito

Questão 01 - IBADE 2020 - Sobre a economia de Rondônia, é correto afirmar que nos últimos anos no estado verifica-se uma expansão da produção de: 
A) soja. 
B) cassiterita. 
C) maçã. 
D) prata. 
E) minério de ferro.

Questão 02 - IBADE 2019 - A vegetação típica e predominante no estado de Rondônia, bem como nos outros estados que compõem a região Norte, é denominada (o): 
A) Mata das Araucárias. 
B) Cerrado. 
C) Mata dos Cocais. 
D) Floresta Amazônica. 
E) Mangue.

Questão 03 - FUNRIO 2018 - O estado de Rondônia NÃO faz limite com: 
A) o estado do Acre. 
B) o estado de Mato Grosso. 
C) o estado do Amazonas. 
D) a Colômbia. 
E) a Bolívia.

Questão 04 - FGV 2018 - Rondônia possui um clima tropical chuvoso, com uma média de temperatura entre 24 °C e 26 °C, mas, em alguns períodos do ano, pode ocorrer uma queda brusca da temperatura do ar, conhecida como o fenômeno da "friagem", recorrente em áreas da Amazônia Ocidental. A respeito desse fenômeno, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa. 
( ) Sua causa é a incursão de ar de origem polar, impulsionado por altas pressões atmosféricas formadas a partir da região da Antártida, e que penetra na América do Sul, chegando até a Amazônia Ocidental. 
( ) Os ventos quentes do Pacífico e do cerrado brasileiro são contidos pela barreira da cordilheira dos Andes, a oeste, e do planalto Brasileiro, a leste, favorecendo a ocorrência de baixas temperaturas sazonais na Amazônia Ocidental. 
( ) Este fenômeno é potencializado pelo avanço no desmatamento, na medida em que a maior extensão da cobertura florestal amazônica dificultava a passagem do ar polar. 
As afirmativas são, respectivamente, 
A) V - V - F. 
B) V - F - V. 
C) F - V - V. 
D) F - V - F. 
E) V - V - V.

Questão 05 - IBADE 2018 - Entre as unidades de relevo a seguir, assinale a alternativa que indica uma unidade existente no estado de Rondônia. 
A) Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba 
B) Planaltos Residuais Sul-Amazônicos 
C) Depressão do Miranda 
D) Depressão do Araguaia 
E) Depressão Periférica da Borda Leste da Bacia do Paraná

Questão 06 - IBADE 2018 - Entre os países a seguir, assinale o que Rondônia possui fronteira. 
A) Chile 
B) Bolívia
C) Equador 
D) Paraguai 
E) Argentina

Questão 07 - UERR 2018 - Atualmente, é razoável afirmar que, grande parte do território brasileiro foi modificado por meio da ação humana. Mas quando são analisadas as coberturas vegetais naturais pode-se dividir o Brasil em Biomas. Dessa maneira, considerando a divisão natural em Biomas originais, pode-se afirmar que o estado de Rondônia possui a seguinte característica:
A) ocupado quase que integralmente pelo Cerrado. 
B) dividido em 50% entre Cerrado e Amazônia. 
C) vegetação rasteira e com espinhos no lugar aas folhas. 
D) vegetação homogênea e com queda das folhas no verão. 
E) ocupado quase que integralmente pela Amazônia.

Questão 08 - MS CONCURSOS 2021 - Sobre a Geografia do Estado de Rondônia, assinale a alternativa incorreta. 
a) O Estado de Rondônia está localizado, quase totalmente, no hemisfério sul, com uma pequena porção no hemisfério norte. 
b) O Estado de Rondônia faz fronteira, ao norte, com o Estado do Amazonas, no extremo oeste do Estado, limita-se em uma pequena faixa com o Acre, na porção leste, faz limite com Mato Grosso e na sua porção oeste e sudoeste, faz fronteira internacional com a Bolívia. 
c) As atividades econômicas do Estado de Rondônia, ainda estão centradas, no setor primário. Embora a extração da borracha tenha sofrido considerável declínio, ainda é das seringueiras que sai o mais importante produto do extrativismo rondoniano. Além do látex, há coleta de castanha-do-brasil e a exploração da madeira. 
d) A vegetação típica do Estado, assim como dos demais da região norte, é a Floresta Amazônica, caracterizada pelo clima úmido, possui fisionomias distintas quando da presença de água, em suas margens, e até mesmo, em áreas permanentemente alagadas.

Questão 09 - FGV 2018 - Entre os domínios geomorfológicos presentes no Estado de Rondônia, destaca-se o que se situa no extremo norte, nos limites com o Estado do Amazonas, e se prolonga na direção sul-sudeste, até encontrar a encosta setentrional do Planalto Brasileiro e as primeiras ramificações da Chapada dos Parecis. É uma área composta de solos sedimentares, areno-argilosos, com extensas áreas de “várzea”, ao longo dos vales dos rios. A caracterização acima corresponde 
A) ao Vale do Guaporé-Mamoré.
B) à Chapada dos Parecis-Pacaás Novos. 
C) ao Vale do Paranhana. 
D) ao baixo platô amazônico. 
E) à Chapada dos Guimarães.

Questão 10 - FGV 2018 - Relacione os domínios geomorfológicos presentes no Estado de Rondônia às suas respectivas caracterizações. 
1. Planície Amazônica. 
2. Encosta Setentrional do Planalto Brasileiro. 
3. Chapada dos Parecis-Pacaás Novos. 
4. Vale do Guaporé-Mamoré. 
( ) Apresenta uma superfície aplainada, com solos arenoargilosos, além de rios e áreas de várzea e de barranco. 
( ) Possui pontos culminantes com mais de 1.000 metros, como o Pico do Tracuá ou Pico Jaru. 
( ) Apresenta patamares de altitudes entre 100 e 500 metros acima do nível do mar, com colinas de topos aplainados e com inselbergs. 
( ) Apresenta áreas mais baixas, que sofrem inundações na época das enchentes, formando lagos temporários, de difícil escoamento. Assinale a opção que apresenta a correlação correta, observada a ordem apresentada. 
A) 1, 3, 2 e 4. 
B) 1, 4, 2 e 3. 
C) 3, 2, 4 e 1. 
D) 2, 4, 3 e 1. 
E) 4, 1, 2 e 3.

Questão 11 - UERR 2018 - Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o clima predominante no estado de Rondônia, entre os listados a seguir, é: 
A) tropical com pouca umidade. 
B) semiárido. 
C) temperado com pouca umidade. 
D) equatorial úmido. 
E) subtropical.

Questão 12 - IBADE 2018 -Em Rondônia os solos que predominam em cerca de 58% do território caracterizam-se por serem solos minerais, homogêneos, com pouca diferenciação entre os horizontes ou camadas, reconhecidos facilmente pela cor quase homogênea do solo e a profundidade. São profundos, normalmente, bem drenados e com baixa capacidade de troca de cátions, com textura média ou mais fina (argilosa, muito argilosa) e, com mais frequência, são pouco férteis. Esse tipo de solo é denominado: 
A) latossolos.
B) gleissolos. 
C) argissolo 
D) cambissolo . 
E) planossolo.

Questão 13 - FGV 2018 - Sobre os tipos de vegetação presentes no Estado de Rondônia e suas áreas de ocorrência, analise as afirmativas a seguir. 
I. Floresta ombrófila aberta (floresta de transição), que ocupa a maior parte do território, principalmente a região central, norte, sul e leste. 
II. Floresta ombrófila densa (floresta amazônica), que ocupa algumas áreas na região central do território e se caracteriza por árvores de grande e médio porte, bem adensadas. 
III. Savana (cerrado/campos), que ocupa a região central do estado, marcada por árvores baixas, com troncos tortuosos de casca grossa e rugosa, e folhas duras. 
Está correto o que se afirma em 
A) I, apenas. 
B) I e II, apenas. 
C) I e III, apenas. 
D) II e III, apenas 
E) I, II e III.

Questão 14 - IBADE 2018 - Entre os tipos de clima a seguir, o que melhor se aplica ao estado de Rondônia é: 
A) polar. 
B) árido. 
C) equatorial. 
D) temperado. 
E) frio e úmido.

Questão 15 - IBADE 2018 - Entre os estados a seguir, assinale a alternativa que apresenta o que possui divisas com Rondônia. 
A) Acre 
B) Goiás 
C) Amapá 
D) Roraima 
E) Maranhão

Questão 16 - IBADE 2022 - Rondônia é um estado brasileiro localizado na região Norte do país e faz fronteira com Mato Grosso, Amazonas, Acre e a Bolívia. Sobre o estado de Rondônia, é correto afirmar que: 
A) é alimentado pela bacia do Rio Madeira, recebendo águas de Mato Grosso e, em sua maioria, dos rios Grande, Mamoré e Guaporé, que nascem na parte leste do território argentino. 
B) o relevo caracteriza-se pela predominância de picos, não possuindo chapadas. 
C) é dividido nas mesorregiões: Madeira-Guaporé e Leste Rondoniense. 
D) é um estado com alto grau de industrialização. 
E) a principal rodovia de Rondônia é a BR-364, que começa no estado do Acre.

Questão 17 - IBADE 2020 - O estado de Rondônia faz limite com a República da Bolívia ao/a : 
A) Norte e Nordeste. 
B) Sul. 
C) Sul e sudeste. 
D) Sudeste. 
E) Noroeste.

Questão 18 - IADES 2018 - A altitude média do relevo do estado de Rondônia é considerada baixa, quando comparada com outras regiões do Brasil. A maior parte do território de Rondônia encontra-se abaixo de 300 metros de altitude em relação ao nível do mar. As maiores altitudes podem ser encontradas no(a) 
A) Planalto das Guianas. 
B) Chapada dos Parecis. 
C) Planalto Central. 
D) Vale do Guaporé. 
E) Chapada dos Pacaás Novos.

Questão 19 - IBADE 2020 - Apesar do clima equatorial úmido, com temperaturas anuais que pouco variam, ficando na média dos 26ºC, o estado de Rondônia por vezes sofre a influência de um fenômeno climático atípico que faz baixar as temperaturas de forma brusca, podendo chegar até 10ºC. Esse fenômeno é conhecido, localmente, como: 
A) Aurora boreal. 
B) Seca. 
C) El niño. 
D) Friagem. 
E) Ressurgência.

Questão 20 - IBADE 2018 - O estado de Rondônia possui os seguintes limites geográficos: 
A) Amazonas (norte), Bolívia (sul e oeste), Acre(oeste), Mato Grosso( leste). 
B) Amazonas(sul). Bolivia(leste). Acre( oeste).Mato grosso( noroeste e norte). 
C) Amazonas(sul), Bolívia(oeste), Acre(leste), Mato Grosso (norte e nordeste). 
D) Amazonas(nordeste). Bolívia (sul e sudeste). Acre( leste), Mato Grosso(norte). 
E) Amazonas(leste). Bolívia(sul): Acre (oeste ) . Mato grosso (sul e oeste).

Questão 21 - IBADE 2018 - No estado de Rondônia os minerais metálicos perfazem 85% dos recursos minerais do estado, enquanto os não-metálicos apenas 15%. São recursos minerais metálicos: 
A) ferro, areia, manganês e cascalho. 
B) diamante, estanho ( cassiterita), ametista e água-marinha. 
C) arila, areia, cascalho e granito, 
D) ouro, ferro, manganês e estanho (cassiterita). 
E) diamante, ametista, berilo e água-marinha.

GABARITO
01 - A
02 - D
03 - D
04 - B
05 - B
06 - B
07 - E
08 - A
09 - D
10 - A
11 - D
12 - A
13 - E
14 - C
15 - A
16 - C
17 - C
18 - E
19 - D
20 - A
21 - D

Nenhum comentário: