PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Exercícios de Literatura sobre Serrano de Pilão Arcado – A saga de Antônio Dó, do escritor Petrônio Braz - com gabarito

Questão 01 - UNIMONTES 2012/1 - São temas constitutivos da obra Serrano de Pilão Arcado. A saga de Antônio Dó, EXCETO 
a) coronelismo. 
b) críticas às instituições. 
c) escapismo emocional. 
d) determinismo.

Questão 02 - UNIMONTES 2012/1 - São características encontradas na obra Serrano de Pilão Arcado. A saga de Antônio Dó, de Petrônio Braz, EXCETO 
a) Reconstrução histórica e ficcional da estória de Antônio Dó, com enfoque privilegiado dado à humanização do personagem. 
b) Divisão da obra em três tópicos temáticos, nos quais o autor mostra como o personagem se transforma de pequeno proprietário de terras em "fora da lei". 
c) Tentativa de mitificação do personagem Antônio Dó, transformado pelo autor no novo Messias do sertão. 
d) A voz narrativa do livro, em 3ª pessoa, não se afasta totalmente da narração, pois percebe-se, em momentos, julgamento de valor ou ironia na condução dos fatos.

Questão 03 - UNIMONTES 2012/2 - O livro Serrano de Pilão Arcado, de Petrônio Braz, apresenta as seguintes características, EXCETO 
a) A ficção modifica a História, pois a reconstrução romanceada da saga de Antônio Dó recria o mito de um cavaleiro sertanejo. 
b) As características humanas do jagunço, que lhe são conferidas pela escrita do romance, reconstroem o personagem na cultura regional. 
c) A linguagem do narrador letrado divide espaço com as expressões regionais, os ditos do povo, o falar característico dos nascidos no norte de Minas Gerais. 
d) A descrição das paisagens e dos locais é um dos recursos utilizados pelo autor para recompor a cena verossímil e a ambientação da história de Antônio Dó.

GABARITO
01 - C
02 - C
03 - A

Nenhum comentário: