PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Questão de Geografia - CESUPA 2012 - O agronegócio é formado por um conjunto de atividades interdependentes que têm em seu centro a agropecuária.

CESUPA 2012 - O agronegócio é formado por um conjunto de atividades interdependentes que têm em seu centro a agropecuária. Num dos polos dessas atividades estão os fornecedores de máquinas, equipamentos e insumos agrícolas e, no outro, as atividades de processamento industrial, de distribuição e serviços; agrupa as atividades econômicas que mais cresceram no início do século XXI no Brasil. Sobre o assunto, é verdadeiro afirmar que: 
a) É crescente a participação das corporações multinacionais nas atividades mais lucrativas, sendo insignificante o número de trabalhadores rurais contratados pelas grandes empresas agropecuárias apenas em épocas de plantio e de colheita, os temporários, popularmente chamados de “bóias-frias”. 
b) A safra brasileira de grãos bate sucessivos recordes a cada ano; a pecuária brasileira tem destaque no mercado internacional; e o suco de laranja brasileiro é consumido em vários países, tendo um significativo volume de exportação 
c) Os impactos ambientais resultantes do modelo de expansão agrária, que aceleram o desmatamento com a ocupação indiscriminada do solo e estimulam a concentração fundiária, praticamente deixaram de existir, fato associado ao aumento da consciência ecológica entre os empresários do setor. 
d) O agronegócio já destruiu quase metade da região do cerrado brasileiro, onde existem muitas espécies endêmicas de arbustos e uma diversidade de animais ameaçados de extinção. Atualmente sua principal área de expansão é a região Nordeste, notadamente o cultivo de grãos, ocupando áreas de antigos canaviais.

RESPOSTA:
Letra B.

Nenhum comentário: