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quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Exercícios de Literatura sobre Iracema, de José de Alencar - com gabarito

Questão 01 - EsPCEx 2019 - “Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. 
Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira. 
O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado. 
Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.” 
Marque a alternativa que aponta a característica do Romantismo presente no fragmento do Romance “Iracema”, de José de Alencar. 
a) Idealização da personagem mediante a associação entre aspectos humanos e elementos da natureza. 
b) Valorização do regionalismo por meio do registro de palavras e expressões típicas do vocabulário regional. 
c) Enaltecimento do indígena com o emprego do locus amoenus exigível em cenas da natureza das narrativas clássicas. 
d) Empoderamento de minorias marginalizadas por meio da escolha de uma mulher morena e indígena para o protagonismo da narrativa. 
e) Reflexão crítica sobre a formação do povo brasileiro mediante a identificação de uma mulher como verdadeira representante de nossas origens indígenas.

Questão 02 - ITA 2011 - Acerca da protagonista do romance Iracema, de José de Alencar, pode-se dizer que 
I. é uma heroína romântica, tanto por sua proximidade com a natureza, quanto por agir em nome do amor, a ponto de romper com a sua própria tribo e se entregar a Martim. 
II. é uma personagem integrada à natureza, mas que se corrompe moralmente depois que se apaixona por um homem branco civilizado e se entrega a ele. 
III. possui grande beleza física, descrita com elementos da natureza, o que faz da personagem uma representação do Brasil pré- colonizado. 
Está(ão) correta(s) 
a) apenas I. 
b) apenas I e II. 
c) apenas I e III. 
d) apenas II e III. 
e) todas.

Questão 03 - UVA 2020/2 - Da leitura de 'lracema', de José de Alencar, responda a questão. O pai de Iracema era: 
a) Araquém. 
b) Irapuã. 
c) Andira. 
d) Caubi.

Questão 04 - UNEMAT 2011/1 - “ [...] Verdes mares, que brilhais como líquida esmeralda aos raios do sol nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de coqueiros; Serenais, verdes mares, e alisais docemente a vaga impetuosa, para que o barco aventureiro manso resvale à flor das águas. [...]. 
Considerando o excerto de Iracema (1865), de José de Alencar, é correto afirmar. 
a) Remete o leitor às paisagens do Brasil, sem que haja qualquer interferência do narrador e de seus pontos de vista. 
b) Essencialmente descritivo, o romance falseia a natureza do Brasil a partir do Rio Mocoripe, no Ceará. 
c) O narrador persuasivo expõe a paisagem cearense sob o seu ponto de vista depreciativo. 
d) Revela características essencialmente românticas como a idealização da paisagem brasileira. 
e) Um exemplo do ultrarromantismo que idealiza a paisagem ambientada do sertão agreste brasileiro.

Questão 05 - PUC-SP 2018 - Do romance Iracema, de José de Alencar, narrativa indianista, é CORRETO afirmar que 
a) é um romance desprovido de argumento histórico, o que impede a narrativa de ser representativa da fundação da nação brasileira. 
b) enquadra-se também no modelo da narrativa mítica por seu caráter primordial, revelado em trechos como: Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema... e, Tudo passa sobre a terra. 
c) apresenta linguagem de belas imagens visuais, de sonoridade e cadência poéticas, mas que se torna enfadonha pela força repetitiva de figuras de linguagem como a comparação e metáforas. 
d) caracteriza personagens desprovidas de densidade ou correspondência ao real, o que impede que sejam símbolos do caráter nacional brasileiro.

Questão 06 - UFRGS 2005 - A respeito do romance Iracema, de José de Alencar, é correto afirmar que 
A) Poti, irmão indígena de Martim, aceita ser batizado por lealdade ao irmão branco. 
B) Moacir, nome do filho de Iracema e de Martim, significa, na língua indígena, “nascido da saudade”. 
C) Iracema pertence à tribo dos pitiguaras, inimiga dos tabajaras, índios de quem Martim recebeu seus ensinamentos. 
D) Iracema aceita ser batizada como prova de seu amor por Martim. 
E) Iracema e Martim, juntos, criam seu filho Moacir nas terras onde hoje é o Ceará.

Questão 07 - UFRGS 2006 - No capítulo XV do romance Iracema, de José de Alencar, Iracema e Martim tornam-se, efetivamente, marido e mulher. Em relação a esse episódio, é correto afirmar que 
A) a união se dá enquanto o velho pajé dorme profundamente na cabana. 
B) Martim possui Iracema sob os efeitos do vinho de Tupã. 
C) Martim não resiste à paixão por Iracema e decide possuí-la, enquanto Araquém se ausenta da cabana. 
D) Iracema se arrepende pela perda de sua virgindade e corre para banhar-se no rio a fim de purificar-se do pecado. 
E) os dois amantes são flagrados pelo pajé, que os expulsa imediatamente da taba.

Questão 08 - UEL 1998 - No romance IRACEMA, José de Alencar 
a) desenvolve, na linha mesma do enredo, valores éticos e estéticos próprios da sociedade burguesa europeia. 
b) busca fundir num mesmo código as imagens de um lirismo romântico e alguns modos de nomeação e construção da língua tupi. 
c) defende a superioridade da cultura indígena sobre a europeia, tal como o demonstra o desfecho desse romance idealizante. 
d) faz confluírem o plano lendário e o plano histórico, o primeiro representado por Martim, e o segundo, por Iracema. 
e) dispõe-se a desenvolver a história de uma virgem que, resistindo ao colonizador, representa o poder da natureza indomável.

Questão 09 - UFU-MG  - Sobre Iracema, de José de Alencar, podemos dizer que: 
1) as cenas de amor carnal entre Iracema e Martim são de tal forma construídas que o leitor as percebe com vivacidade, porque tudo é narrado de forma explícita. 
2) em Iracema temos o nascimento lendário do Ceará, a história de amor entre Iracema e Martim e as manifestações de ódio das tribos tabajara e potiguara. 
3) Moacir é o filho nascido da união de Iracema e Martim. De maneira simbólica ele representa o homem brasileiro, fruto do índio e do branco. 
4) a linguagem do romance Iracema é altamente poética, embora o texto esteja em prosa. Alencar consegue belos efeitos linguísticos ao abusar de imagens sobre imagens, comparações sobre comparações. 
Assinale: 
a) se apenas 2 e 4 estiverem corretas. 
b) se apenas 2 e 3 estiverem corretas. 
c) se 2, 3 e 4 estiverem corretas. 
d) se 1, 3 e 4 estiverem corretas.

Questão 10 - Unifor-CE  - Considere as seguintes afirmações sobre o romance Iracema, de José de Alencar: 
I. Ao apresentar esta obra como “lenda do Ceará”, o autor já indica a combinação que fará entre elementos históricos e fantasia. 
II. O autor valeu-se de uma narrativa, mas não deixou de explorar sistematicamente recursos típicos da linguagem poética. 
III. Aqui, diferentemente do que ocorre na obra de Gonçalves Dias, a personalidade, os costumes, os valores e a cultura do índio real estão fielmente retratados. 
Está correto somente o que se afirma em: 
a) I. 
b) II. 
c) III.
d) I e II. 
e) II e III. 

Questão 11 - CESMAC 2019/2 - Publicado em 1865, Iracema, de José de Alencar, retrata a heroína que dá título ao romance como “a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira.// O favo de jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado”. Ao descrever esse perfil da sua heroína, podemos dizer que Alencar buscava 
A) conaturalizar a beleza de Iracema, comparando-a à natureza ainda infensa à civilização. 
B) descrever Iracema dentro do que a estética classicista entendia como o Belo. 
C) mostrar que a natureza e os índios eram selvagens; logo, ambos precisavam ser mortos. 
D) descrever Iracema como se ela fosse uma grande dama da sociedade europeia. 
E) tomar Iracema como uma metáfora da pureza e da candura da mulher brasileira.

GABARITO
01 - A
02 - C
03 - A
04 - D
05 - B
06 - A
07 - B
08 - B
09 - C
10 - A
11 - A