PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Exercícios de Literatura sobre Lucíola, de José de Alencar - com gabarito

Questão 01 - ITA 2014 - Em uma passagem do romance Lucíola, de José de Alencar, Lúcia e Paulo vão a uma praia em Niterói, local onde ela passou a infância. Podemos afirmar que esta cena 
a) reforça a percepção de que, para o Romantismo, o amor não é possível no meio urbano, mas apenas no meio natural. 
b) acentua a diferença entre a violência urbana e a paz que reina no meio natural. 
c) mostra a praia como cenário perfeito para Lúcia contar a Paulo como foi obrigada a se prostituir.
d) faz Lúcia voltar a ser criança por um momento, revelando que, apesar de se prostituir, mantém o caráter puro e ingênuo. 
e) é apenas um bom exemplo do gosto romântico pela natureza brasileira e pela cor local.

Questão 02 - PUC-PR 2012 - Lucíola, de José de Alencar é um romance: 
a) Romântico sertanista, com a ação transcorrendo no sertão de Minas Gerais. O confronto de culturas e a visão exaltada da vida camponesa são temas importantes da obra. Lúcia, a protagonista, com sua pureza, encanta o viajante Paulo. Vindo da cidade, ele se hospeda na fazenda onde ela vive com seu pai. A paixão proibida que os dois vivem choca os familiares da moça, que está prometida em casamento a outro rapaz. 
b) Romântico nacionalista. A temática da Batalha dos Guararapes, em que os portugueses defenderam a terra brasileira da invasão dos holandeses em Pernambuco (terra de José de Alencar, homenageada no livro), busca, na verdade, exaltar a maravilha da liberdade em um país recém tornado independente. Lucíola é a heroína de um povo na luta pela liberdade. 
c) Realista. A descrição dos costumes das classes baixas na corte, num tempo de aumento da população e maior complexidade nas relações sociais é o centro do enredo do romance, que, de modo objetivo e por vezes agressivo, conta a trajetória de Lúcia, uma mulher que, vivendo na miséria, se prostitui para sustentar os filhos, sem que eles saibam disso. Seu drama é tentar evitar que sua filha, Lucíola, siga o mesmo destino. Porém, adepto de uma concepção de mundo determinista, o romance mostra que é inevitável que isso aconteça com a menina. 
d) Romântico urbano, figurando dentro do segmento de romances alencarianos denominado “perfis de mulher”. Ambientado na corte, o romance é ousado por apresentar uma prostituta como protagonista. A história de Lúcia é narrada por Paulo, em cartas dirigidas à Sra. G.M. Apaixonado por ela, Paulo luta para fazer com que seu amor a “salve” da vida que ela leva. 
e) Pré-modernista. Ainda apegado a alguns valores estéticos realistas – como a descrição da vida nos subúrbios cariocas do começo do século XX –, o texto se abre ao experimentalismo formal ao colocar como narradora uma personagem - Lúcia –, que se exprime com coloquialismos e regionalismos. Vinda do Nordeste para a capital federal, a narradora vai à procura da mãe Lucíola, que, anos antes, deixou o sertão para trabalhar na cidade. A descoberta frustrante que a narradora faz é a de que sua mãe tornou-se prostituta e vive miseravelmente no Rio.

Questão 03 - UFGD 2022 - Quanto ao romance Lucíola, de José de Alencar, é correto afirmar que, nele, 
a) o narrador Paulo, que é o próprio autor, conta, num salão, a seus amigos, dentre eles o Dr. Sá, suas aventuras luxuriosas com a bela e jovem Lúcia; ali ele conta que, inicialmente, acreditou se tratar a jovem de uma senhora séria da sociedade fluminense, pela qual se apaixona, e que, ao final da narrativa, descobre ser uma cortesã que se prostitui cedo para, com seus proventos, cuidar da saúde do pai. 
b) o narrador autobiográfico, Alencar, traça, para uma idosa senhora da sociedade fluminense, um perfil de mulher, em que o passado parece ser determinante no presente de Lúcia, a protagonista; assim, a pureza da infância, o sacrifício da honra à saúde do pai, a brutalidade fria com que é violada, dentre outros aspectos do passado, condicionam toda a vida de Lúcia, inviabilizando seu relacionamento com o referido narrador, também protagonista. 
c) o narrador, Paulo, dirige-se por escrito a uma idosa senhora da sociedade fluminense, contando suas aventuras eróticas com uma prostituta, ao mesmo tempo em que detalha o passado atribulado desta mulher; ali sobressai um enredo em que dinheiro, de um lado e, do outro, honra e amor estão fortemente entrelaçados ao se estruturarem os conflitos; ao final, descobre-se que a referida senhora e a prostituta são a mesma pessoa. 
d) o narrador propõe a uma senhora da sociedade fluminense um perfil de mulher, valendo-se da própria experiência de juventude quando se apaixona por uma cortesã; nesse sentido, a tensão entre a “senhora respeitável”, de um lado, e a prostituta, de outro, domina o livro desde os capítulos iniciais, quando Paulo, jovem provinciano, ao chegar à corte, ignorante da condição de prostituta de Lúcia, se encanta por ela. 
e) o narrador conta, em terceira pessoa, a história da protagonista Lúcia, desde os primeiros momentos em que a conhece, ainda uma jovem pobre da sociedade fluminense, passando pela violência sexual que sofre, por sua transformação em prostituta requisitada, até sua morte, sempre com um olhar complacente e platonicamente apaixonado por essa mulher que foi o grande amor da vida desse narrador.

Questão 04 - UPF 2019 - Sobre o romance Lucíola, de José de Alencar, apenas é incorreto afirmar que 
a) destaca-se, na narrativa, a oscilação de Lúcia entre dois polos opostos, a pureza e o vício. 
b) o amor de Paulo estimula em Lúcia, que fora prostituída em sua juventude, o desejo de regenerar-se e de cultivar os germes de virtude que conservara no coração. 
c) a castidade desenvolve-se na busca gradativa da simplicidade, do contato com a natureza e do afastamento, por parte da heroína, em relação ao luxo e à sofisticação. 
d) Lúcia é influenciada pelas normas vigentes, mesmo consciente das causas sociais da prostituição, assumindo-a como um erro seu e renunciando à paixão sensual. 
e) Paulo opõe-se frontalmente às convenções sociais e assume uma relação amorosa com a heroína, sem preocupar-se com sua própria reputação e com seu futuro profissional.

Questão 05 - UPF 2018 - Em Lucíola, que faz parte dos romances ________________ de José de Alencar, a história é relatada por um _____________ e tem como fio condutor a _______________ do comportamento de Lúcia, que, no decorrer da trama, promove a ____________ entre o amor físico e o amor espiritual. Assinale a alternativa cujas informações preenchem corretamente as lacunas do enunciado. 
a) urbanos / narrador-personagem / dualidade / separação. 
b) urbanos / narrador onisciente / dualidade / união. 
c) regionalistas / narrador-personagem / dualidade / separação. 
d) regionalistas / narrador onisciente / coerência / união. 
e) urbanos / narrador-personagem / coerência / união.

Questão 06 - ITA 2004 - O romance Lucíola pertence à chamada fase urbana da produção ficcional de José de Alencar. Neste livro, 
a) o autor discute a desigualdade social no meio urbano. 
b) o autor mostra a prostituição como um grave problema social urbano. 
c) não há uma típica narrativa romântica, pois o autor fala de prostituição, que é um tema naturalista. 
d) não existe a presença do amor; há apenas promiscuidade sexual. 
e) o autor focaliza o drama da prostituição na esfera do indivíduo, mostrando a diferença entre o ser e o parecer.

Questão 07 - PUC-RS  - Além dos romances históricos e/ou indianistas, José de Alencar retratou, em obras como ..............., contextos e temáticas urbanas, bem como criou romances de tendência ............... . A preocupação em retratar a ............... do país através de temas nacionais configura-se como um dos aspectos mais significativos do Romantismo brasileiro, apesar do tom artificial de alguns romances. 
a) A Moreninha – realista – desigualdade. 
b) Senhora – abolicionista – simplicidade. 
c) A Escrava Isaura – regionalista – diversidade. 
d) O Moço Loiro – realista – complexidade. 
e) Lúciola – regionalista – diversidade.

Questão 08 - UFRS  - Leia o texto abaixo. No romance ..............., de José de Alencar, uma ............... apaixona-se por um provinciano recém chegado ao Rio de Janeiro, experimentando, a partir daí, um processo gradativo de ................ Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto acima. 
a) Lucíola – cortesã – purificação espiritual. 
b) A Pata da Gazela – camponesa – degeneração física. 
c) Lucíola – aristocrata – degradação moral. 
d) Senhora – adolescente – enriquecimento material. 
e) Senhora – adolescente – ascensão social.

GABARITO
01 - D
02 - D
03 - D
04 - E
05 - A
06 - C
07 - E
08 - A

Nenhum comentário: