PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 13 de junho de 2023

Teste de Literatura: Iracema, de José de Alencar (02)

Lista de Exercícios Iracema, de José de Alencar (02)

1 - FACISA 2018/2 - Leia o trecho abaixo, do romance “Iracema”, de José de Alencar:
“Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema.
Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira.
O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.
Mais rápida que a corça selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.”

Na descrição de Iracema, personagem do romance de José de Alencar, pode(m)-se perceber
I. a beleza pura, nívea, harmônica e suave da mulher como vista na era Clássica.
II. fortes traços indianistas, típicos do romantismo brasileiro da primeira geração.
III. a visão romântica do homem civilizado europeu em relação ao nativo brasileiro.

Está correto o que se afirma 
a) apenas na proposição III. 
b) apenas na proposição I. 
c) apenas na proposição II 
d) apenas em II e III. 
e) nas proposições I, II e III.

2 - FAAP 2016 - Sobre a personagem Iracema, de José de Alencar, apenas está correto afirmar que: 
a) protagoniza a história de uma virgem indomável que, apaixonada por um colonizador, não sucumbe ao amor. 
b) não sofre por amor como as típicas heroínas românticas. 
c) simboliza a terra americana, vista como mãe fecunda, daí seu nome ser um anagrama de América. 
d) não se apresenta idealizada pelo narrador. 
e) é retratada em desarmonia com a natureza.

3 - Albert Einstein 2017/2 - Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira.

O favo da jatí não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.

Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.

Do trecho acima que integra o romance Iracema, de José de Alencar, não se pode afirmar que 
a) a caracterização de Iracema, da forma como é feita no romance, revela, acima de tudo, sua alma e o fino tratamento psicológico de uma personagem feminina o qual lhe é atribuído pelo autor. 
b) as sucessivas comparações servem para idealizar a protagonista, e em todas elas a personagem Iracema é dada como superior. 
c) a profusão de linguagem figurada, usada ao longo do romance, tanto para caracterizar a personagem quanto suas ações, pode dar a ele o estatuto de um poema em prosa. 
d) as inúmeras comparações de seus atos com o comportamento de diferentes animais e vegetais na selva, demonstram que a personagem é pura aparência, reveladora de sua beleza original.

4 - UNEMAT 2009/2 - Considerando que José de Alencar, em sua obra Iracema, traz como protagonista uma índia, assinale a alternativa incorreta. 
a) A heroína é representativa do idealismo romântico do período em que o romance foi escrito. 
b) Iracema não foge aos padrões heróicos vigentes na fase indianista do autor. 
c) A protagonista não tem participação relevante na intriga do romance. 
d) A descrição idealizada da natureza é a mesma dedicada à heroína. 
e) Iracema pode representar a terra virgem brasileira no encontro com o colonizador português.

5 - UPF 2015 - Sobre o romance Iracema, de José de Alencar, é incorreto afirmar que: 
a) apresenta um narrador onisciente, em terceira pessoa. 
b) incorpora inúmeros termos indígenas, com o intuito de forjar uma língua literária nacional. 
c) simboliza o consórcio do português e do indígena na formação da nação rasileira. 
d) possui, como argumento histórico, fatos relacionados ao estado de Pernambuco, terra natal do autor. 
e) vale-se da prosa poética na representação do espaço e das personagens.

GABARITO
01 - D
02 - C
03 - A
04 - C
05 - D

Nenhum comentário: