PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 29 de junho de 2023

Exercícios de História sobre a Revolução de 1930 - com gabarito

1 - IDECAN 2017 - A Revolução de 1930 foi um movimento armado liderado por Estados insatisfeitos com os resultados das eleições presidenciais e que resultou no Golpe de Estado. O Golpe derrubou o então presidente da república Washington Luís, em 24 de outubro de 1930, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e colocou fim à República Velha. De acordo com a afirmativa, quais são os estados que lideraram a Revolução de 1930? 
A) São Paulo, Paraná e Bahia. 
B) Pernambuco, Goiás e Santa Catarina. 
C) Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraíba. 
D) Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Alagoas.

2 - MPE-GO 2020 - Dentre os fatos abaixo enumerados, não pode ser considerada causa da eclosão da Revolução de 1930 liderada por Getúlio Vargas: 
a) O apoio de Washington Luís a causa getulista. 
b) A crise que atingiu a economia cafeeira. 
c) O assassinato de João Pessoa, candidato a vice-presidente na chapa de Getúlio Vargas. 
d) A suspeita de fraude nas eleições presidenciais que elegeram Júlio Prestes.

3 - EsFCEx 2022 - Ao analisar a Revolução de 1930, o historiador Boris Fausto considerou que Um novo tipo de Estado nasceu após 1930, distinguindo-se do Estado oligárquico não apenas pela centralização e pelo maior grau de autonomia como também por outros elementos. 
(Boris Fausto, História do Brasil. Adaptado) 

Entre esses outros elementos constitutivos do Estado brasileiro, após 1930, é correto apontar que houve atuação relativa à questão 
A) política, dirigida para o fortalecimento das casas legislativas em todas as instâncias e o gradativo enfraquecimento das prerrogativas do Poder Executivo, principalmente no nível federal. 
B) econômica, voltada progressivamente para o objetivo de priorizar a modernização da agricultura de exportação, especialmente do café do Sudeste e do algodão nordestino. 
C) cultural, preocupada com a ampliação da liberdade de produção artística, ao mesmo tempo em que a expansão das transmissões radiofônicas foi deliberadamente entravada. 
D) educacional, promovendo a universalização da educação primária em todo território nacional, além da proibição de qualquer forma de ensino religioso na escola pública. 
E) social, voltada a dar algum tipo de proteção aos trabalhadores urbanos, incorporando-os, posteriormente, a uma aliança de classes promovida pelo poder estatal.

4 - UFOP 2010/2 - Do ponto de vista político, a chamada “Revolução de 1930” foi um golpe de Estado resultante de uma série de crises inter-relacionadas que ocorreram durante a década de 20. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma dessas crises: 
A) Crise econômica do setor agrário exportador. 
B) Crise das Forças Armadas, ocasionada pelo tenentismo. 
C) Crise do sistema eleitoral republicano, baseado no parlamentarismo. 
D) Crise da aliança política conhecida como “café-com-leite”.

5 - UNIFESP 2008 - “A política do estado brasileiro, depois da Revolução de 1930, nas palavras do cientista político Décio Saes, “será combatida, pelo seu caráter ‘intervencionista’ e pelo ‘artificialismo’ dos seus efeitos; de outro lado, a política de reconhecimento das classes trabalhadoras urbanas será criticada pelo seu caráter ‘demagógico’, ‘massista’ e ‘antielitista’”. (in: História Geral da Civilização Brasileira, III, 3, 1981, p. 463.) 
As críticas ao Estado brasileiro pós-1930 eram formuladas por setores que defendiam 
a) os interesses dos usineiros e, no plano político, o coronelismo. 
b) posições afinadas com o operariado e, no plano político, o populismo. 
c) os interesses agro-exportadores e, no plano político, o liberalismo. 
d) as burguesias comercial e financeira e, no plano político, o conservadorismo. 
e) posições identificadas com as classes médias e, no plano político, o tenentismo.

6 - CEDERJ 2022/1 - A Revolução de 1930 estabeleceu um novo caminho para o desenvolvimento brasileiro que está associado à crise das oligarquias do café e 
A) à crise mundial de 1929, à industrialização por substituição de importações, ao crescimento do setor manufatureiro. 
B) às revoluções socialistas como a russa de 1917, à industrialização por substituição de exportações, ao crescimento do setor agrícola. 
C) ao suicídio de Getúlio Vargas, à industrialização por substituição de importações, ao crescimento das indústrias frigoríficas do sul. 
D) à política americana do New Deal, à industrialização por substituição de exportações, ao crescimento das camadas médias urbanas.


GABARITO
1 - C
2 - A
3 - E
4 - C
5 - C
6 - A

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...