PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 29 de junho de 2023

Exercícios de Literatura sobre Inocência, de Visconde de Taunay - com gabarito

1 - UNICENTRO 2023 - Leia o trecho do romance, a seguir. 
– Deixe-me falar, deixe contar-lhe o que me enche o peito... Depois ficarei sossegada... Sou filha dos sertões; nunca morei em povoados, nunca li em livros, nem tive quem me ensinasse coisa alguma... Se eu o magoar, desculpe, será sem querer... Lembra-me que, há já um tempão, pararam aqui umas mulheres com uns homens e eu perguntei a papai por que é que ele não as mandava entrar cá para dentro, como é de costume com famílias... O pai me respondeu: – Não, Nocência, são mulheres perdidas, de vida alegre. Fiquei muito assombrada. – Mas, então, melhor, se são alegres hão de divertir-me. – Aquilo é gente airada, sem-vergonha, secundou ele. – Tive tanto dó delas que mecê não imagina. Depois fui espiar... caíam tontas no chão... pitavam e cantavam muito alto com modos tão feios, que me fizeram corar por elas! E são os homens que fazem ficar ansim as coitadas! ... Antes morrer... 
(TAUNAY, Visconde de. Inocência. 2. ed. Porto Alegre: L&PM, 2008, p.140.) 

Sobre o romance Inocência, assinale a alternativa correta. 
a) Ao se apresentar como “filha dos sertões”, a personagem reforça a condição de Inocência como uma das importantes vertentes da prosa ficcional brasileira, o romance sertanejo do século XIX, em contraste com a ficção contemporânea que deixa de focalizar a vida do interior brasileiro. 
b) A falta de experiências da protagonista em concentrações urbanas é uma justificativa para a condição vulnerável de Inocência, exposta, portanto, sem maior resistência, de modo despreparado, às estratégias e às artimanhas de Manecão e Cirino para seduzi-la. 
c) A identificação entre a protagonista do romance e as “mulheres perdidas” representa o papel libertário de Inocência, que se insurge contra as normas sociais por meio de uma conscientização política muito fundamentada e amadurecida. 
d) O relato do diálogo entre a protagonista e o pai assim como a ressalva de uma eventual e involuntária mágoa causada a Cirino significam que a sabedoria de Inocência se expressa pela ironia calculada, a despeito do pequeno conhecimento livresco. 
e) A compaixão expressa por Inocência no episódio narrado a Cirino corresponde à preservação de sua pureza, que, nutrida pelo ambiente sertanejo dentro do qual circula, lhe proporciona interpretar como degradante aquela cena promovida pelas mulheres.

2 - UNICENTRO 2007/1 - Relativamente ao romance Inocência, de Taunay, todas as afirmativas abaixo são procedentes, EXCETO 
A) O autor desenvolve toda a história em cenário e meio tipicamente sertanejo. 
B) Numa atmosfera agreste e idílica, a gente rústica do sertão de Mato Grosso vive seus conflitos. 
C) Pereira decide casar a filha com Manecão, homem honrado e rude tal como o pai de Inocência. 
D) Órfã de mãe desde o nascimento, Inocência é criada pelo pai, Pereira, mineiro afetuoso mas turrão. 
E) Inocência, que vivia, desde menina, apaixonada pelo prático Cirino, deixa de aceitar o noivado imposto pelo pai.

3 - PUC-PR 2015 - Sobre o romance Inocência, de Visconde de Taunay, é CORRETO afirmar: 
a) É uma das principais obras da primeira fase do Romantismo, na qual ocorre uma idealização do caráter do indígena, retratado como exemplo de pureza e inocência. 
b) É com este romance que se inaugura o Naturalismo no Brasil, que, em seguida, terá em Aluísio Azevedo seu principal representante. c) É umas das principais obras da primeira fase do Modernismo brasileiro, representando com candura a vida e os costumes do sertão. 
d) Embora pertencendo ao Romantismo, já antecipa características do Realismo/Naturalismo, sobretudo, por sua caracterização do ser humano como produto do meio. 
e) Embora pertencendo ao Realismo, já traz traços do Naturalismo, sobretudo na caracterização do personagem Tico, um anão mudo que é o responsável pela reviravolta da trama.

4 - UFPR 2013 - Os capítulos do romance Inocência, de Visconde de Taunay, são introduzidos por epígrafes de autores variados, dentre as quais citamos: 
1. “Semeai promessas; a ninguém causam desfalque, e o mundo é rico de palavras. / A esperança quando outros nela creem faz ganhar muito tempo. – Ovídio, A arte de amar”. (Capítulo 3) 
2. “Sganarelo — De toda a parte vem gente procurar-me, e, se as coisas continuarem assim, sou de parecer que de uma vez devo dedicar-me à Medicina. Acho que de todos os ofícios é este o preferível, porque, ou se faça bem ou mal, sempre no fim há dinheiro. – Molière, O médico à força”. (Capítulo 3) 3. “Onde há mulheres, aí se congregam todos os males a um tempo. – Menandro”. (Capítulo 5) 
4. “Considerai a arte da composição das asas da borboleta: a regularidade das escamas, cobrindo-as, como se fossem penas; a variedade das cambiantes cores; a tromba enrolada, com que suga o alimento no seio das flores; as antenas, órgãos delicados do tato, que lhe coroam a cabeça cercada de uma rede admirável de mais de mil e duzentos olhos... – Bernardin de Saint-Pierre, Harmonias da Natureza”. (Capítulo 21) 
5. “Eis que vi um cavalo amarelo, e quem o montava era a morte. – São João, Apocalipse”. (Capítulo 30) 

A respeito da relação entre as epígrafes e o texto de Taunay, é correto afirmar: 
a) As ideias apresentadas pelas epígrafes não são ensinamentos morais preconizados pelo romance, já que o narrador e a trama romanesca desautorizam ideias como as das epígrafes 2 e 3, que expressam pensamentos de personagens. 
b) Por causa do diálogo construído entre a trama romanesca e as epígrafes de autores estrangeiros, o romance de Taunay assume um caráter universalizante, o que o distingue dos romances regionalistas, que tratam de questões nacionais. 
c) As epígrafes trazem para o romance ideias alheias que são discutidas pelos personagens, ao modo dos romances de ideias, nos quais são debatidos fragmentos de discursos de renomados poetas, ficcionistas e filósofos. 
d) O texto ficcional desenvolve as ideias sugeridas pelas epígrafes: a epígrafe 1 serve de comentário ao episódio no qual Cirino ilude os padres do Colégio do Caraça, estimulando-os a acreditarem que ele é médico formado. 
e) O romance dissemina ideias estrangeiras por meio das epígrafes oriundas de diferentes culturas e também pelos ensinamentos de Meyer, o naturalista alemão cujas ideias são responsáveis por civilizar os personagens sertanejos.

5 - ACAFE 2012/1 - Em relação a Cirino, personagem da obra Inocência, de Visconde de Taunay, é correto o que se afirma em: 
a) “Homem já de alguma idade, o recém chegado era gordo, de compleição sanguínea, rosto expressivo e franco. Trajava à mineira e parecia, como realmente era, morador daquela localidade.” 
b) Aprendeu a receitar e passou a fazer excursões pelo interior, medicando as pessoas, utilizando-se “de alguns conhecimentos de valor positivo, outros que a experiência lhe ia indicando ou que a voz do povo e a superstição ministravam”. 
c) Padrinho de Inocência, morava “para lá das Parnaíbas, já nos terrenos Gerais”. 
d) Depois de descobrir uma nova espécie de borboleta e denominá-la Papilio Innocentia, em homenagem à beleza de Inocência, continua a sua viagem.

GABARITO
1 - E
2 - E
3 - D
4 - A
5 - B

Nenhum comentário: