PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 23 de junho de 2023

Questão de Sociologia - UNESP 2022 - Em uma democracia viva, as fronteiras do que é “o possível”estão constantemente em questão,

UNESP 2022 - Em uma democracia viva, as fronteiras do que é “o possível”estão constantemente em questão, deixam de ser óbvias e naturais. Questionar um aumento de tarifa de transporte significa também questionar como são elaborados os orçamentos públicos, como são executados, como são estabelecidas as prioridades. O mesmo vale para os protestos contra gastos com megaeventos como a Copa do Mundo e a Olimpíada. [...] Ao gritar e escrever “Não me representa”, quem se manifesta não quer apenas que o sistema político mude seu modo de funcionar: pretende mudar o jeito como a representação política é entendida. 
(Marcos Nobre. Imobilismo em movimento: da abertura democrática ao governo Dilma, 2013.) 

O texto analisa sentidos dos protestos de junho de 2013 no Brasil e atesta 
a) a prática de corrupção e desvio de dinheiro público, que sempre prevaleceu nos espaços decisórios da política brasileira, independentemente do grupo ou setor social hegemônico. 
b) a manipulação dos manifestantes por partidos políticos, que desejavam derrubar a presidente e criar condições para uma mudança ideológica radical no comando político do país. 
c) o esforço coletivo de segmentos políticos variados, que defendiam a redemocratização brasileira e a superação da herança autoritária oriunda do regime civil-militar. 
d) o dinamismo das mobilizações, que combinavam reivindicações pontuais com processos econômicos estruturais e colocavam em debate a mecânica de representação e as formas possíveis de participação política. 
e) a ingenuidade dos manifestantes, que restringiam seus questionamentos a temas superficiais, sem perceber que o funcionamento geral da política depende das decisões políticas institucionais.

RESPOSTA:
Letra D.

A centralidade em relação à participação política em um Estado democrático coincide com a dinâmica não somente de ditames político-econômicos, mas de pautas por representatividades que urgem de diversos momentos históricos. Entender a política é entender as vozes representadas e as vozes ocultadas. 

Nenhum comentário: