PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 22 de junho de 2023

Questão de Literatura - FCC-BA - Memórias Póstumas de Brás Cubas é considerado romance divisor de águas da obra machadiana

FCC-BA - Memórias Póstumas de Brás Cubas é considerado romance divisor de águas da obra machadiana porque, a partir dele, o autor

a) assume de vez a visão romântica da realidade, apenas esboçada nos romances da chamada primeira fase.
b) se insere na estética naturalista, ao denunciar as mazelas sociais, os casos patológicos e os aspectos mais repugnantes da sociedade.
c) procede a uma retificação da própria obra, através da voz de personagens por meio das quais renega os valores da primeira fase.
d) antecede as conquistas modernistas, com uma postura crítica diante da civilização industrial e uma atitude de denúncia das misérias do mundo rural.
e) desmitifica as idealizações românticas e assume uma visão crítica que, despindo as aparências que encobrem a realidade, busca as razões últimas das ações humanas.


RESPOSTA:
Letra E.

O realismo surge em oposição aos ideais românticos associados ao sentimentalismo, egocentrismo, subjetivismo e idealização das personagens.
No Brasil, esse movimento foi inaugurado com a publicação da obra de Machado de Assis Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881). Nela, o autor faz diversas críticas sociais, inclusive à elite da época.

Nenhum comentário: