PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 26 de junho de 2023

Exercícios de Filosofia sobre a Maiêutica - com gabarito

1 - CESGRANRIO 2010 -  Quais os procedimentos mais típicos da maiêutica socrática? 
A) Devir e plano de imanência. 
B) Ironia e dialética. 
C) Espanto e rigor. 
D) Dialética e método experimental. 
E) Observação da natureza e dialética.

2 - FEPESE 2018 - O método socrático de induzir as pessoas a descobrirem as suas próprias verdades, que deu origem ao método pedagógico que permite ao professor dirigir as pesquisas do aluno, deixando que ele descubra a verdade por seus próprios meios, também é conhecido como:
A) Indução. 
B) Dedução.
C) Summerhill.
D) Semiótica. 
E) Maiêutica.

3 - UFU 2017/2 - A respeito do método de Sócrates, assinale a alternativa que apresenta a definição correta de maiêutica. 
a) Um método sintético, que ignora a argumentação dos interlocutores e prontamente define o que é o objeto em discussão. 
b) Uma estratégia sofística, que é empregada para educar a juventude na prática da retórica, visando apenas ao ornamento do discurso. 
c) Um método analítico, que interroga a respeito daquilo que é tido como a verdadeira justiça, o verdadeiro belo, o verdadeiro bem. 
d) Uma iluminação divina, que deposita na mente do filósofo o conhecimento profundo das coisas da natureza.

4 - FEPESE 2021 - O método socrático de induzir as pessoas a descobrirem suas próprias verdades, que trazem em si sem saber, é conhecido como: 
A) Sofisma. 
B) Indução. 
C) Dialética. 
D) Maiêutica. 
E) Fusão de Horizonte

5 - Unichristus 2019/2 - (...) Sócrates criou um método de investigação do conhecimento por intermédio da ideia de “trazer o conhecimento à luz” por meio de sucessivas questões para chegar à verdade. Esse caminho usado por Sócrates era um verdadeiro “parto”, em que ele induzia os seus discípulos a praticarem mentalmente a busca da verdade última. O princípio da filosofia de Sócrates estava na frase “conhece-te a ti mesmo”. Antes de lançar-se em busca de qualquer verdade, o homem deve analisar-se e reconhecer a própria ignorância. Sócrates inicia sua discussão e conduz seu interlocutor a tal reconhecimento, por meio do diálogo, que é a primeira fase do seu método em busca da verdade (...). 
Disponível em: http://pgl.gal/. Acesso em: 5 fev. 2019. 

O método socrático de busca do conhecimento é denominado de 
a) Escolástica. 
b) Maiêutica. 
c) Patrística. 
d) Contratualismo. 
e) Empirismo. 

GABARITO
01 - B
02 - E
03 - C
04 - D
05 - B

Nenhum comentário: