PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 29 de junho de 2023

Exercícios de Literatura sobre Torto Arado, de Itamar Vieira Junior - com gabarito

1 - UNICENTRO 2023 - Leia, a seguir, o trecho de Torto arado. 
Na escola, sem Bibiana ao meu lado para me ajudar, minha vida se tornou um tormento. Desde o início, minha mãe avisou à dona Lourdes, a nova professora, da minha mudez. Ela foi cuidadosa, no começo, e bastante generosa para me ensinar as tarefas. Àquela altura eu já sabia ler, graças muito mais aos esforços de minha irmã mais velha e minha mãe, do que da professora sem paciência que dava aula na casa de dona Firmina. Para mim era o suficiente. Diferente de Bibiana, que falava em ser professora, eu gostava mesmo era da roça, da cozinha, de fazer azeite e de despolpar o buriti. Não me atraía a matemática, muito menos as letras de dona Lourdes. Não me interessava por suas aulas em que contava a história do Brasil, em que falava da mistura entre índios, negros e brancos, de como éramos felizes, de como nosso país era abençoado. Não aprendi uma linha do Hino Nacional, não me serviria, porque eu mesma não posso cantar. Muitas crianças também não aprenderam, pude perceber, estavam com a cabeça na comida ou na diversão que estavam perdendo na beira do rio, para ouvir aquelas histórias fantasiosas e enfadonhas sobre os heróis bandeirantes, depois os militares, as heranças dos portugueses e outros assuntos que não nos diziam muita coisa. 
(VIEIRA JÚNIOR, Itamar. Torto arado. São Paulo: Todavia, 2019. p. 97.) 

Com base no trecho de Torto arado, assinale a alternativa correta. 
a) O trecho, assim como o restante do romance, é narrado em primeira pessoa por Belonísia, irmã de Bibiana. 
b) O fato de essa narrativa aparecer na proximidade da metade do romance significa que a perspectiva de Bibiana, com seu conformismo e resignação, é superada dali em diante. 
c) A ressalva quanto ao cuidado e à generosidade da professora no início daquela experiência escolar aponta para as grandes expectativas de aprendizagem em Belonísia. 
d) O prazer de lidar com a roça representa a dificuldade da personagem e narradora para desenvolver um espírito crítico na abordagem de questões relativas ao conhecimento. 
e) O desinteresse pelas aulas decorre da pouca relevância atribuída àqueles assuntos e da distância daquilo em relação à realidade vivida por Belonísia e por seus colegas.

2 - UESB 2023Leia o trecho a seguir da obra Torto arado do escritor brasileiro Itamar Vieira Junior: 
A agressividade de Tobias cresceu nos meses que se seguiram, a ponto de minha mãe fazer chegar a mim um recado de meu pai: estava preocupado comigo e queria que voltasse para a casa. Não seria vergonha alguma para a família meu retorno. Apenas queria zelar por sua filha, para que nada de ruim acontecesse. Tobias reclamava por pouca coisa, e quase sempre a culpa de tudo estava em mim. Bebia grande quantidade de cachaça, seus olhos ficavam vermelhos e pousavam no meu corpo quase sempre para acompanhar os insultos que me dirigia: lembrar que eu era muda, que passado tanto tempo não havia gerado filho como minha irmã, que não cozinhava bem, que perdia muito tempo adornando o quintal, que não queria me ver na companhia de Maria Cabocla. 
VIEIRA JUNIOR, Itamar. Torto arado. São Paulo: Todavia, 2019. 

Considerando o excerto da obra Torto arado, do escritor baiano Itamar Vieira Junior, e tendo em vista características, contexto histórico e tendências da literatura contemporânea, assinale a alternativa INCORRETA. 
A) Torto arado aborda questões recorrentes na literatura contemporânea, como conflitos identitários e a condição social de representantes das minorias. 
B) Assim como a geração de 1930, conhecida como a fase Regionalista do Modernismo, a literatura contemporânea, por vezes, apresenta um discurso engajado com causas sociais. 
C) O excerto apresenta uma situação típica do patriarcalismo e suas implicações para a condição feminina, que é reduzida ao seu “papel” de gênero na sociedade. 
D) A literatura de autoria feminina e o protagonismo de personagens negros surgem no Brasil a partir do Modernismo com escritoras como Rachel de Queiroz e Conceição Evaristo. 
E) A representação da condição feminina na literatura contemporânea subverte a tradição romântica focada na idealização da mulher e das relações amorosas.

3 - FGV 2022 - É um romance brasileiro de 2019 escrito pelo autor baiano Itamar Vieira Junior. Conta a história de duas irmãs, Bibiana e Belonísia, marcadas por um acidente de infância, e que vivem em condições de trabalho escravo contemporâneo em uma fazenda no sertão da Chapada Diamantina. O romance foi originalmente publicado em Portugal, pela editora Leya, após vencer o prêmio de mesmo nome. No Brasil, é publicado pela editora Todavia. Além do Prémio Leya, venceu também importantes competições como o Prêmio Jabuti 2020 e o Prêmio Oceanos 2020. (adap. wikipedia) 

O texto refere-se ao romance 
A) Torto Arado. 
B) Baixo Esplendor. 
C) Tudo é Rio. 
D) Vista Chinesa. 
E) Anos de Chumbo e Outros Contos.
 
GABARITO
1 - E
2 - D
3 - A

Nenhum comentário: