PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 23 de junho de 2023

Questão de Sociologia - UNESP 2023 - Leia o trecho da entrevista com Frank B. Wilderson, professor de estudos afro-americanos na Universidade da Califórnia.

UNESP 2023 - Leia o trecho da entrevista com Frank B. Wilderson, professor de estudos afro-americanos na Universidade da Califórnia. 
— O que é o afropessimismo? 
— É uma lente de interpretação ou uma forma de teoria crítica. A maioria dos estudos raciais faz uma intervenção que eu chamo de reformista, que é dizer: como as pessoas na Bahia, por exemplo, podem conseguir casas melhores? Estou muito preocupado com essas perguntas. Mas, como um filósofo, um teórico crítico, não é nisso que emprego minha energia. Minha energia está baseada no trabalho do psiquiatra martinicano Frantz Fanon (1925-1961) e diz que, não importa aonde você vá, a negritude gera uma ansiedade para todos. Essa ansiedade é performada e negociada, e vai ser diferente em Nova Iorque e em Havana. Nós sugerimos que a escravidão é uma dinâmica racial que não terminou. Não importa o que digam no discurso consciente, no inconsciente o corpo negro não é considerado um ser humano, mas um recurso para as pessoas. 
(Ana Luiza Albuquerque. “Negros não são vistos como humanos, mas objetos, diz autor de ‘Afropessimismo’”. www.folha.uol.com.br, 20.06.2021. Adaptado.) 

Nesse texto, o conceito de afropessimismo, elaborado por Wilderson, expressa a 
a) relevância dos estudos cognitivos. 
b) dificuldade de ascenção econômica. 
c) retomada da tradição clássica. 
d) expansão das relações globais. 
e) realização de renovação social.

RESPOSTA:
Letra A.

Conceito elaborado por Frank Wilderson, o afropessismismo se refere a uma postura ideológica e a uma construção no imaginário inconsciente que situa o negro em condição de contínua vulnera bili - dade, capaz de reproduzir as condições de desigual - dades e a posição subalterna que os negros ocupam nas relações globais. Esse conceito expressa a importância de se estudar a forma como o pensamento humano é estruturado.

Nenhum comentário: