PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 22 de junho de 2023

Questão de Literatura - FEI-SP - Leia atentamente: I. Segunda Revolução Industrial, o cientificismo, o progresso tecnológico, o socialismo

FEI-SP - Leia atentamente:
I. "Segunda Revolução Industrial, o cientificismo, o progresso tecnológico, o socialismo utópico, a filosofia positivista de Auguste Comte, o evolucionismo formam o contexto sociopolítico-econômico-filosófico-científico em que se desenvolveu a estética realista."
II. "O escritor realista acerca-se dos objetos e das pessoas de um modo pessoal, apoiando-se na intuição e nos sentimentos."
III. "Os maiores representantes da estética realista/naturalista no Brasil foram: Machado de Assis, Aluísio Azevedo e Raul Pompéia."
IV. "Poderíamos citar como característica da estética realista: o individualismo, a linguagem erudita e a visão fantasiosa da sociedade."

Verificamos que em relação ao Realismo/naturalismo está (estão) correta (corretas):
a) apenas I e II.
b) apenas I e III.
c) apenas II e IV.
d) apenas II e III.
e) apenas III e IV.

RESPOSTA:
Letra B.

Opostos aos ideais românticos de sentimentalismo e individualismo, o realismo e o naturalismo surgem no século XIX apoiados nas teorias do cientificismo, do positivismo de Augusto Comte, do evolucionismo de Charles Darwin e do socialismo de Marx e Engels.
Ambos movimentos, sugerem a representação fiel da realidade com a inclusão de personagens comuns, em oposição à idealização das personagens românticas.
No Brasil, Machado de Assis foi o maior destaque da prosa realista, com suas obras Memórias Póstumas de Brás Cubas (1880) e Dom Casmurro (1899).
Já na prosa naturalista, destacaram-se Raul Pompeia e sua obra O Ateneu (1888) e Aluísio de Azevedo com seu romance O Cortiço (1890).

Nenhum comentário: