PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 23 de junho de 2023

Questão de História - FATEC 2002 - Com relação ao Estado Novo (1937), nos seus aspectos fundamentais, é correto afirmar que

FATEC 2002 - Com relação ao Estado Novo (1937), nos seus aspectos fundamentais, é correto afirmar que a) se caracterizou pela aliança entre Vargas, os EUA e as forças democráticas da Alemanha. 
b) se marcou pela preocupação de Vargas em definir ideologicamente o regime para obter o apoio dos EUA. 
c) se caracterizou pela não intervenção do Estado no campo econômico e social, criando condições para o agravamento da luta de classes. 
d) se iguala ao fascismo pela grande mobilização popular e existência de um grande partido de massas (PTB). 
e) se caracterizou pela centralização absoluta do poder nas mãos do Executivo, representado por Vargas e seus auxiliares mais próximos, anulando a autonomia federalista dos estados.

RESPOSTA:
Letra E.

O Estado Novo, entre 1937 e 1945, foi um período da Era Vargas marcado pela ampla concentração do poder na figura do Executivo, limitando o Legislativo e os governos estaduais. Entre 1937 e 1942, o Estado Novo caracterizou-se como uma ditadura com componentes fascistas. A partir de 1942, com a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, combatendo o nazifascismo, inicia-se a redemocratização do Estado Novo, culminando com as eleições gerais de 1945

Nenhum comentário: