PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 23 de junho de 2023

Questão de Sociologia - UNESP 2023 - Ao mostrar que a natureza humana é comum e que a reta razão é compreensível por todos, o jurista holandês Hugo Grotius (1583-1645)

UNESP 2023 - Ao mostrar que a natureza humana é comum e que a reta razão é compreensível por todos, o jurista holandês Hugo Grotius (1583-1645) defende a hipótese de que o gênero humano nasce provido de direitos e deveres naturais que decorrem da própria capacidade de raciocínio, da própria racionalidade. Para isso, Grotius evoca um estado de natureza pacífico anterior a qualquer história para se opor ao atual estado social dos homens. Se há uma natureza primitiva anterior, o que inaugura a alta civilização é o Estado moderno. (Ricardo Monteagudo. Filosofia política, 2012. Adaptado.) 
A hipótese mencionada no excerto, sobre a constituição de formas de governos, fundamenta-se em uma visão 
a) timocrática, na qual os cidadãos mais honrados têm o direito de governar. 
b) anárquica, na qual os cidadãos não designam um governante para si. 
c) sofocrática, na qual o governo é atribuído aos mais sábios daquela sociedade. 
d) despótica, na qual o rei exerce o poder absoluto sob justificativa divina. 
e) contratualista, na qual o governo e o povo estabelecem um acordo político.

RESPOSTA:
Letra E.

A noção antropológica típica de pensadores dos séculos XVII e XVIII, segundo a qual a sociedade seria um pacto artificial, é conhecida como contratualista.

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...