OMNI 2021 - Após cooperarem mutuamente para combater o nazifascismo na Segunda Guerra Mundial, EUA e URSS iniciaram um período turbulento da História do século XX, comumente denominado de Guerra Fria. Do lado estadunidense, o recém-presidente Harry Truman apresentou ao Congresso de seu país uma política que visava a contenção do comunismo, que ficou conhecida como Doutrina Truman.
Entre as medidas promovidas pela Doutrina Truman, uma das mais incisivas foi a Doutrina de Segurança Nacional, a qual consistia:
a) na luta contra o comunismo, que deveria ser internacional, mas também dentro de cada país, com intervenção direta dos EUA sempre que necessário.
b) em uma série de ajudas econômicas aos países europeus destruídos pela guerra.
c) na continuidade da proposta do ex-presidente Roosevelt em manter uma “convivência pacífica” com a URSS.
d) no foco concentrado apenas nos EUA, impedindo o avanço de qualquer célula comunista dentro do país, sem qualquer interferência nos demais Estados soberanos do planeta.
RESPOSTA:
Letra A.
A Doutrina de Segurança Nacional foi parte das ações utilizadas pelo governo norte-americano para conter o avanço do comunismo no planeta. Essa doutrina determinou a criação de agências para monitorar o avanço do comunismo e levou os norte-americanos a intervirem politicamente, economicamente e até militarmente em alguns países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário