PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 23 de junho de 2023

Questão de Filosofia - UNESP 2022 - A Ecologia Profunda é um conceito filosófico que considera que todos os elementos vivos da natureza

UNESP 2022 - A Ecologia Profunda é um conceito filosófico que considera que todos os elementos vivos da natureza devem ser respeitados, assim como deve ser garantido o equilíbrio da biosfera. O termo surgiu em 1972, com o filósofo e ambientalista norueguês Arne Naess (1912- 2009). Ele distinguiu as correntes ambientais entre movimentos rasos e movimentos profundos. Os movimentos rasos limitam-se a tentar minimizar os problemas ambientais e garantir o enriquecimento das sucessivas gerações humanas, enquanto a Ecologia Profunda vai na raiz dos problemas ambientais e defende os direitos de toda a comunidade biótica. 
(José E. D. Alves. “Os oito princípios da ecologia profunda”. www.ecodebate.com.br, 05.06.2017. Adaptado.) 

A partir do texto, o aspecto filosófico de “Ecologia Profund a” implica uma mudança de conduta, pois requer a 
a) criação de um novo paradigma na relação entre ser humano e natureza. 
b) mobilização social em torno de campanhas por economia verde. 
c) revisão da dependência das tecnologias de produção. 
d) transformação dos acordos multilaterais entre diferentes nações. 
e) manutenção dos impactos da crise ambiental.

RESPOSTA:
Letra A.

Arne Naess criou o conceito de Ecologia Profunda, distinguindo-a daquilo que ele chamou de ecologia rasa. Enquanto esta última estuda a interação entre seres vivos e o ambiente, a ecologia profunda propõe um novo paradigma ao estabelecer uma forma de pensar e de agir humanos, levando em consideração o equilíbrio do meio ambiente.

Nenhum comentário: