UFG - Nas últimas décadas do século XX, com o advento da globalização, alardeava-se o “fim” da História, dos Estados nacionais e do território. No entanto, observou-se uma nova regionalização do mundo contemporâneo marcada por conflitos, entre os quais sobressaem a luta pela busca da independência de povos e pela criação de novos Estados, nações e territórios. Esses conflitos atravessaram o final do século XX, culminando num dos processos de independência mais recente, ocorrido na primeira década do século XXI. O processo relatado refere-se à realidade
A) da Costa Rica, país continental, colonizado pelos Estados Unidos, que, por meio de plebiscito, rejeitou sua transformação em mais um dos estados norte-americanos.
B) do Quebec, província colonizada pela França, que, por meio de vários plebiscitos, oficializou as línguas francesa e inglesa em todo o território nacional.
C) da Croácia, uma das repúblicas da extinta URSS, que, por meio de plebiscitos, declarou sua independência.
D) do Timor-Leste, país insular, dominado por Portugal e Indonésia, que, por meio de plebiscitos, conquistou autonomia política.
E) da Irlanda, país insular, dominado pelos ingleses, cuja população, de maioria católica, reivindicava mais direitos políticos.
RESPOSTA:
Letra D.
O Timor-Leste é um país do continente asiático que se tornou independente no início do século XXI. Tal fato é um exemplo de que, apesar do processo de globalização e sua suposta unificação mundial, os processos de fragmentação continuam acontecendo pelo globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário