PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 23 de junho de 2023

Questão de Filosofia - UNESP 2022 - Não é fácil vencer uma discussão.

UNESP 2022 - Não é fácil vencer uma discussão. Especialmente em um contexto inflamado, em que as opiniões se polarizam, notícias falsas se proliferam, debatedores recorrem a ofensas e sarcasmo e festas de fim de ano criam ambientes propícios para a briga. Uma boa discussão, ao contrário do que a maior parte das pessoas pensa, não serve para a disputa — e, sim, para a construção do conhecimento. Nesse sentido, saber sustentar uma boa argumentação é fundamental. 
(Beatriz Montesanti e Tatiana Dias. “Por que ‘opinião não é argumento’, segundo este professor de lógica da Unicamp”. www.nexojornal.com.br, 28.02.2018.) 

O excerto explicita a relevância de uma área da filosofia que contribui para o desenvolvimento de boas discussões, qual seja, 
a) a lógica e a investigação da estrutura do pensamento humano. 
b) a estética e a investigação do uso de imagens ao longo da história. 
c) a metafísica e o entendimento das qualidades do ser. 
d) a ética e a compreensão dos modos de agir individual. 
e) a epistemologia e a verificação da natureza do conhecimento.~

RESPOSTA:
Letra A.

A reflexão filosófica requer repertório, assim como um bom debate exige referências autênticas, coerência, lucidez e lógica. As discussões paradoxalmente acaloradas e superficiais que costumam povoar as redes sociais não servem de fundamento para a filosofia. A lógica é a área da filosofia que trata das estruturas do pensamento reflexivo, seja pela inferência, pela dedução ou pela indução.  

Nenhum comentário: