PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 23 de junho de 2023

Questão de Filosofia - UNESP 2022 - A filosofia, além do privilégio histórico de ter sido a primeira tentativa de compreensão do mito, tem consciência,

UNESP 2022 - A filosofia, além do privilégio histórico de ter sido a primeira tentativa de compreensão do mito, tem consciência, desde a sua origem, do seu parentesco com ele. A filosofia, se não é filha, é, pelo menos, irmã mais nova do mito e estabeleceu desde o seu berço uma fascinante relação de amizade e confronto com esse irmão mais velho. O alvorecer da filosofia na tradição ocidental mistura as suas luzes e sombras com as do mito que a precedeu na odisseia da humanidade. 
(Marcelo Perine. “Mito e filosofia”. In: Philosophos, 2002. Adaptado.) 

A relação apresentada no texto expressa uma passagem transformadora na filosofia referente à a) organização da pólis. 
b) reflexão sobre a ética. 
c) expansão do território grego. 
d) valorização das figuras divinas. 
e) racionalização da natureza.

RESPOSTA:
Letra E.

O texto do filósofo brasileiro Marcelo Perine explora a relação entre mito e filosofia, indicando suas ambiguidades: se por um lado houve efetivamente uma passagem do mito à filosofia, por outro o nascente discurso filosófico ainda dependia do mito para a elaboração das suas perguntas e respostas sobre a natureza, pelo menos até a formulação e consolidação do discurso filosófico. Nesse momento inaugural à filosofia, surgiram as primeiras formas de explicação da natureza a partir de uma chave racional (cosmologias) e não mítica (cosmogonia) – demonstrando ser a natureza passível de racionalização.

Nenhum comentário: