PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 29 de junho de 2023

Exercícios de Pedagogia sobre Vygotsky - com gabarito

Questão 01 - FUNRIO 2014 - A Zona de Desenvolvimento Proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto. Este conceito é de 
A) Piaget. 
B) Paulo Freire. 
C) Vygotsky. 
D) Wallon. 
E) Rubens Alves.

Questão 02 - AMEOSC 2021 - Vygotsky foi um psicólogo da Bielorrússia, considerado um dos teóricos educacionais mais importante da história, com estudos voltados para a área do desenvolvimento do aprendizado e a conexão com as relações sociais durante o processo educativo. Um dos conceitos abordados pelo teórico é o da Zona de Desenvolvimento Real compreendido como: 
A) O conjunto conhecimento consolidado, ou seja, algo que determinado indivíduo já sabe e é capaz de resolver sozinho. 
B) As funções que ainda não amadureceram, mas estão em processo de maturação, isto é, que amadurecerão mais cedo ou mais tarde.
C) Distância que medeia entre o nível atual de desenvolvimento da criança, determinado pela sua capacidade atual de resolver problemas individualmente. 
D) O conjunto de atividades que a criança não consegue realizar sozinha, mas que com a ajuda de alguém ela consegue resolver.

Questão 03 - MS CONCURSOS 2016 - Assinale a alternativa com o nome do pensador pioneiro da noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. 
a) Jean Piaget
b) Lev Vygotsky 
c) Henri Wallon 
d) Paulo Freire

Questão 04 - AMEOSC 2020 - O conceito de zona de desenvolvimento proximal, que marca a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial, foi criado por: 
A) Paulo Freire. 
B) Jean Piaget. 
C) Emília Ferreiro. 
D) Lev Vygotsky.

Questão 05 - AMEOSC 2021 - As Tendências Pedagógicas são importantes contribuições, pois apresentam diferentes concepções sobre o desenvolvimento da aprendizagem. Analise o fragmento a seguir: Segundo _______________, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. Esse teórico afirma que para ocorrer a aprendizagem, a interação social deve acontecer dentro da zona de desenvolvimento proximal, que seria a distância existente entre aquilo que o sujeito já sabe, seu conhecimento real, e aquilo que o sujeito possui potencialidade para aprender, seu conhecimento potencial. 
Assinale a alternativa que completa o espaço com o nome do autor que defende essa abordagem teórica. 
A) Lev Vygotsky 
B) Paulo Freire 
C) Jean Piaget 
D) Dermeval Saviani

Questão 06 - FUMARC 2013 - O conceito de Mediação Simbólica de Vygotsky diz respeito 
A) a signos da linguagem e escrita. 
B) ao conceito adotado por Piaget após a leitura de Vygotsky. 
C) à relação professor/aluno mediada pelo conhecimento escolar. 
D) à relação que o homem estabelece com o mundo, mediada por instrumentos e signos.

Questão 07 - IMPARH 2019 - Para Vygotsky, a aprendizagem é um processo de apropriação de conhecimentos, habilidades, signos, valores, que engloba o intercâmbio ativo do sujeito com o mundo cultural onde ele está inserido. Assim, Vygotsky fala acerca de dois tipos de aprendizagens de conceitos: 
A) populares e filosóficos. 
B) espontâneos e científicos. 
C) lógicos e espirituais. 
D) pedagógicos e matemáticos.

Questão 08 - AMEOSC 2018 - A abordagem histórico-cultural apresenta a importância da interação social para o desenvolvimento cognitivo e do processo de ensino-aprendizagem. O precursor dessa teoria foi: 
A) Lev Vygotsky. 
B) Jean Piaget. 
C) Luiz Carlos Cagliari. 
D) Paulo Freire.

Questão 09 - MetroCapital Soluções 2021 - De acordo com _________________ aprendizado não é desenvolvimento; entretanto, o aprendizado, adequadamente, organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis de acontecer. Assim, o aprendizado é um aspecto necessário e universal do processo de desenvolvimento das funções psicológicas, culturalmente, organizadas e, especificamente, humanas. Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto: 
A) Vygotsky. 
B) Paulo Freire. 
C) Henri Wallon. 
D) Celestin Freinet. 
E) Maria Montessori.

Questão 10 - AMEOSC 2022 -___________ descreveu a zona de desenvolvimento proximal como sendo a distância entre o nível de desenvolvimento real determinado pela resolução independente de problemas e o nível de desenvolvimento potencial determinado pela resolução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com colegas mais capazes. Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente: 
A) Lev Vygotsky 
B) Luiz Carlos Cagliari 
C) Paulo Freire 
D) Jean Piaget

Questão 11 - FAU 2022 - O brincar é um importante processo psicológico, fonte de desenvolvimento e aprendizagem, constituindo -se de uma atividade humana criadora, em que a criança utiliza -se da imaginação, fantasia e realidade que lhe auxiliam a desenvolver formas de interpretar o mundo. E ainda, no brincar, a criança consegue separar pensamento (significado de uma palavra) de objetos, e a ação surge das ideias, não das coisas. Esta definição é elaborada por: 
A) Vygotsky. 
B) Emília Ferrero. 
C) Paulo Freire. 
D) Selma Garrido Pimenta. 
E) Florestan Fernandes.

Questão 12 - CLICK 2014 - Pensador importante em sua área e época, foi pioneiro no conceito de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida, estamos falando de: 
A) Vigotski
B) Paulo Freire
C) Jean Piaget
D) Rousseau

Questão 13 - AMEOSC 2020 - A psicologia histórico-cultural é a denominação dada à escola psicológica fundada por 
A) Piaget. 
B) Jung. 
C) Paulo Freire. 
D) Vygotsky.

Questão 14 - AMEOSC 2021 - Analise a informação: "O processo de aprendizagem da aquisição da linguagem se dá pela aplicação da zona do desenvolvimento proximal (o real e o potencial), ou seja, numa comunicação, a criança num meio social de interatividade com o adulto, em que facilita o aprendizado e absorção de novas palavras numa troca linguística e comunicativa". A informação apresentada possui elementos que caracterizam o legado deixado por: 
A) Paulo Freire. 
B) Cagliari. 
C) Vigotsky. 
D) Emília Ferreiro.

Questão 15 - FEPESE 2021 - Dos autores abaixo, qual deles defende a importância da imitação e da mediação semiótica no processo de aprendizagem e desenvolvimento humano?
A) Piaget 
B) Vigotski 
C) Paulo Freire 
D) Decroly 
E) Skinner

Questão 16 - AMEOSC 2021 - Leia o texto abaixo:
“A aprendizagem é, então, percebida como ocorrendo no que se denomina de Zona de Desenvolvimento Proximal. Esse espaço é caracterizado pelas interações entre aprendizes e parceiros mais competentes, explorando o nível real em que o aluno está e o seu nível em potencial para aprender sob a orientação de um parceiro mais competente.” O texto se refere às ideias de: 
A) Vygotsky. 
B) Piaget. 
C) Paulo Freire. 
D) Cagliari.

Questão 17 - AMEOSC 2021 - De acordo com________________, a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) é fomentada pela interação de um indivíduo aprendiz com outros indivíduos com maior experiência. O uso dessa abordagem na prática educacional necessita que o professor ou instrutor identifique a Zona Proximal e a estimule rumo ao progresso conjunto. Isso faz com que o caminho de aprendizagem seja o condutor do aprendiz da Zona de Desenvolvimento Proximal ao Nível de Desenvolvimento. Após análise, marque a alternativa CORRETA. 
A) Piaget. 
B) Paulo Freire. 
C) Cagliari. 
D) Vygotsky.

Questão 18 - 

GABARITO
01 - C
02 - A
03 - B
04 - D
05 - A
06 - D
07 - B
08 - A
09 - A
10 - A
11 - A
12 - A
13 - D
14 - C
15 - B
16 - A
17 - D
18 - D

Nenhum comentário: