PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 23 de junho de 2023

Questão de Filosofia - UNESP 2022 - Texto 1 A ideia do panóptico coloca no centro alguém, um olho

UNESP 2022 - 
Texto 1 
A ideia do panóptico coloca no centro alguém, um olho, um olhar, um princípio de vigilância que poderá de certo modo fazer sua soberania agir sobre todos os indivíduos [situados] no interior dessa máquina de poder. Nessa medida, podemos dizer que o panóptico é o mais antigo sonho do mais antigo soberano: que nenhum dos meus súditos escape e que nenhum dos gestos de nenhum dos meus súditos me seja desconhecido. 
(Michel Foucault. Segurança, território, população, 2008. Adaptado.) 

Texto 2 
Em 2013 as revelações de Edward Snowden, exfuncionário da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, deixaram a noção de transparência democrática sob suspeita. Snowden revelou que a inteligência estadunidense realizava vigilância em massa de seus aliados e adversários políticos. A espionagem ocorreu logrando acesso legal ou forçado aos servidores de boa parte das maiores empresas de internet.
(Davi Lago. “O panóptico digital: por que devemos suspeitar da palavra ‘transparência’?”. https://estadodaarte.estadao.com.br, 29.08.2019. Adaptado.) 

O fenômeno retratado nos excertos implica, diretamente, 
a) o reconhecimento da liberdade individual. 
b) o aperfeiçoamento da interação social. 
c) a diversificação do conhecimento popular. 
d) a ampliação de autoridade estatal. 
e) a valorização da responsabilidade coletiva.

RESPOSTA:
Letra D.

O texto 1 menciona o tema do panóptico em Foucault, descrevendo a ideia do controle exercido pelo biopoder nas sociedades contemporâneas. Já o texto 2, sobre a revelação de Snowden de que o governo dos EUA espiona aliados e adversários políticos, mostra uma flagrante quebra de privacidade. O comando da questão nos faz pensar sobre o tema comum entre ambos, na ideia de controle pelos setores do poder, numa relação desde a ação direta nos centros de observância prisional para Foucault, quanto no ciberespaço para Snowden.

Nenhum comentário: