PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 25 de junho de 2023

Questão de Sociologia - COSEAC 2023 - Lélia Gonzales diferencia o racismo experimentado nos Estados Unidos da América, de colonização anglo-saxã, do experimentado na América Latina

COSEAC 2023 - Lélia Gonzales diferencia o racismo experimentado nos Estados Unidos da América, de colonização anglo-saxã, do experimentado na América Latina, de colonização ibérica. Para ela o primeiro seria um racismo por segregação, enquanto segundo se daria por denegação. Como consequência, enquanto lá a identidade negra foi reforçada, por aqui o mito da democracia racial imperou durante séculos, podendo ainda ser visto em diversas situações contemporâneas. Esta diferença ocorre, nos termos da autora, porque 
A) a sociedade latina é tão hierarquizada e permeada pelo racismo que os privilégios dos brancos estão garantidos sem a necessidade de formas abertas de segregação. 
B) a nação brasileira foi construída a partir de uma legislação herdada da coroa portuguesa que não reconhecia a existência de outros povos aqui a não ser os descendentes de portugueses. 
C) o fato de a América Latina ter sido colonizada por portugueses e espanhóis não promoveu a mesma identidade nacional observada nos Estados Unidos da América. 
D) o tipo de colonização realizado aqui, de exploração dos recursos naturais através de trabalhadores escravizados, não desenvolveu uma consciência de classe entre os nativos. 
E) a pobreza que caracteriza nosso continente acabou por abafar o problema do racismo, porque outras questões se sobressaíram, como o analfabetismo e a desnutrição.

RESPOSTA:
Letra A.

Nenhum comentário: