PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 29 de junho de 2023

Exercícios de Pedagogia sobre Dermeval Saviani - com gabarito

Questão 01 - CISCOPAR 2015 - O método pedagógico da Pedagogia Histórico-Crítica contempla as seguintes etapas: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. O principal defensor dessa tendência pedagógica é: 
A) Lev Vygotsky. 
B) John Dewey. 
C) Jean Piaget. 
D) Paulo Freire. 
E) Dermeval Saviani.

Questão 02 - AMEOSC 2015 - Dermeval Saviani é o idealizador da pedagogia por ele denominada: 
A) Histórico-social. 
B) Histórico-crítica. 
C) Moderna-crítica. 
D) Moderno-social.

Questão 03 - EsFCEx 2020 - Para Saviani (2010), no âmbito do escolanovismo, “aprender a aprender” significava a “capacidade de buscar conhecimento por si mesmo, de adaptar-se a uma sociedade que era entendida como um organismo em que cada indivíduo tinha um lugar e cumpria um papel determinado em benefício de todo corpo social”. De acordo com o autor, esse lema foi ressignificado e retomado no final do século XX no Brasil, e, na atualidade, “aprender a aprender” relaciona-se à necessidade de 
A) capacitar-se para produzir em massa produtos pouco diversificados, para atender demandas homogêneas, utilizando tecnologia estável. 
B) atender às demandas de educação de trabalhadores a partir de uma rigorosa definição de fronteiras entre as ações intelectuais e ações instrumentais. 
C) planejar a educação de modo a dotá-la de organização racional, capaz de minimizar as interferências subjetivas que prejudicam a sua eficiência. 
D) constante atualização do indivíduo, exigida pela necessidade de ampliar a esfera da empregabilidade. 
E) “aprender a fazer”, em um processo de ensino cuja concepção, planejamento, foco e controle do ensino ficam a cargo de especialistas habilitados e neutros.

Questão 04 - IBFC 2013 - Esse educador brasileiro integrou o movimento por renovação da educação brasileira. Foi um dos signatários do documento intitulado “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”. Essa descrição se refere a: 
a) Paulo freire. 
b) Darcy Ribeiro. 
c) Dermeval Saviani. 
d) Anisio Teixeira.

Questão 05 - Instituto Excelência 2019 - "A Pedagogia Histórico-Crítica não é outra coisa senão aquela pedagogia empenhada decididamente em colocar a educação a serviço da referida transformação das relações de produção". Idealizador da Pedagogia denominada Histórico-Crítica foi: 
a) Libâneo 
b) Dermeval Saviani 
c) Paulo Freire 
d) Nenhuma das alternativas.

GABARITO
01 - E
02 - B
03 - D
04 - C
05 - B

Nenhum comentário: