PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 29 de junho de 2023

Exercícios de Sociologia sobre relativismo cultural - com gabarito

1 - UNICENTRO 2023 - Leia o texto a seguir. Como ser pensante, o resultado mais importante desta viagem, para mim, está no fortalecimento do meu ponto de vista de que a ideia de indivíduo “culturado” (culto) é simplesmente relativa: o valor de uma pessoa deve ser atribuído pela sua Herzenbildung (cultura do coração). Esta qualidade está presente ou ausente entre os esquimós tanto quanto entre nós. 
(BOAS, Franz. Diário de viagem de Franz Boas. (23 dez. 1883). IN: CASTRO, Celso (org.) Antropologia Cultural. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.) 

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o conceito expresso no texto. 
a) Cultura de Massa
b) Cultura Erudita 
c) Cultura Popular 
d) Etnocentrismo 
e) Relativismo cultural

2 - UniCesumar 2018 - A perspectiva antropológica que busca considerar as diferentes culturas segundo seus próprios termos e critérios, cujos costumes e práticas devem ser compreendidos em relação ao seu contexto específico, sem a imposição de valores e normas externos, é 
a) o Etnocentrismo. 
b) a Interpretação cultural. 
c) o Evolucionismo. 
d) o Relativismo cultural. 
e) o Estruturalismo.

3 - UNCISAL 2015 - Em Paris, na década de 1560, alguns tupinambás foram trazidos da Baía da Guanabara para conhecer os franceses. Na ocasião, através de um intérprete, Michel de Montaigne indagou sobre seus costumes, sua visão de mundo e até suas opiniões sobre a França. No brilhante artigo “Dos canibais”, ele demonstra ter compreendido bem o significado do canibalismo tupinambá, que horrorizava os europeus: os inimigos aprisionados são honrados como grandes guerreiros ao serem mortos e devorados, transmitindo sua coragem aos vencedores. Sorrateiramente, Montaigne compara a prática com as guerras civis que estavam ocorrendo entre huguenotes e católicos franceses, e seus horrendos métodos para obter informações, castigar ou simplesmente torturar os inimigos mútuos – todos franceses. Corpos despedaçados, chumbo derretido derramado nos ouvidos, queima nas fogueiras. Quem é o selvagem nessa comparação? Montaigne sugere que a repulsa e as críticas a costumes diferentes brotam da visão interna de cada cultura, que pensa que os seus são os hábitos mais naturais e corretos – o que mais tarde a antropologia iria nomear de etnocentrismo. 
Disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/bom-selvagem-mau-selvagem. Acesso em: 28 out. 2014. 

Ao comparar alguns comportamentos culturais dos tupinambás com o momento histórico vivido pela França, denunciando as visões internas de cada cultura, Montaigne antecipa o conceito de etnocentrismo e lança no pensamento ocidental a noção de 
a) etnocídio. 
b) xenofobia. 
c) aculturação. 
d) relativismo cultural. 
e) colonialismo cultural.

4 - UNICENTRO 2013/2 - Ter uma visão de mundo, avaliar determinado assunto de certa ótica, nascer e conviver em uma classe social, pertencer a uma etnia, ser homem ou mulher são algumas das condições que nos levam a pensar na diversidade humana, cultural e ideológica, e, consequentemente, na alteridade, isto é, no outro ser humano, que é igual a cada um de nós e, ao mesmo tempo, diferente” (TOMAZINI, 2007). 

A qual conceito o fragmento citado pode ser associado? 
a) Padrão Cultural. 
b) Relativismo Cultural. 
c) Etnocentrismo. 
d) Identidade Cultural. 
e) Cultura Popular.

GABARITO
1 - E
2 - D
3 - D
4 - B

Nenhum comentário: