IFGO 2015 - No início do regime republicano no Brasil, eclodiu a revolta camponesa de Canudos, que, apesar dos conteúdos sociais contidos nas reivindicações dos participantes desse movimento, acabou sendo reprimida e esmagada por uma guerra. Assinale a alternativa que contém os principais fatores que influenciaram a Revolta de Canudos.
a) As péssimas condições de vida dos trabalhadores rurais, marcadas por práticas de exploração e exclusão social e política, além da concentração da propriedade fundiária, decorrentes dos poderes políticos e socioeconômicos desfrutados pelos grandes coronéis da época.
b) Os conflitos entre a Igreja Católica e os militares marcaram a resistência dos setores socioeconômicos privilegiados contra a implantação de um governo republicano, que, apesar de concentrar cada vez mais o poder político, defendia melhoria das condições de vida dos trabalhadores rurais.
c) O descontentamento dos militares que viram o seu poder enfraquecido com a Proclamação da República e passaram a atacar os movimentos sociais defensores da Monarquia.
d) O enfraquecimento do poder da Igreja Católica com o fim do regime de padroado e a formação de comunidades de camponeses defensoras da manutenção do poder eclesiástico católico.
e) A situação social precária e de abandono das populações camponesas pelo governo republicano, que voltava a sua atenção principal para as cidades, uma vez que a maior parte dos trabalhadores encontrava-se na zona urbana, em virtude da intensa industrialização do país no início da República.
RESPOSTA:
Letra A.
A Guerra de Canudos foi uma série de conflitos armados envolvendo o Exército brasileiro e sertanejos que seguiam o líder religioso Antônio Conselheiro, tendo ocorrido entre 1896 e 1897, no arraial de Canudos, interior do estado da Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário